Descripción de la Exposición
Com criações realizadas a partir de suas experiências e inquietações em relação aos acontecimentos que o cercam, desde situações cotidianas até a conjuntura sociopolítica atual, o artista visual Ricardo Burgarelli chega à Galeira Mari'Stella Tristão, do Palácio das Artes, com a exposição PanAméricadsueño, composta por 23 desenhos, 10 serigrafias e centenas de xerografias.
PanAméricadsueño é uma das exposições contempladas pelo Edital de Ocupação de Artes Visuais da FCS, e tem período expositivo entre os dias 12 de maio e 13 de agosto.
Todas as peças correspondem a uma atualização do imaginário e dos assuntos abordados em PanAmérica, livro do escritor José Agrippino – considerado uma obra única na literatura brasileira, com características da pop art, influências beat e antecipações do tropicalismo – e objeto de estudo e inspiração do artista.
O nome da exposição, além de ser uma referência direta à obra de Agrippino, sugere a ambiguidade da palavra sueño que, em espanhol, significa tanto sonho, quanto sono. “Quis trazer essa dualidade entre realidade e fantasia, entre a alienação e o despertar de um povo”, explica Burgarelli.
Os desenhos são feitos em diversos formatos e com uso de materiais variados como caneta, grafite, tinta gráfica, nanquim, spray, papel de algodão e papel de arroz. As serigrafias são ampliações de páginas da primeira edição de PanAmérica com pequenas intervenções, impressas em papel kraft, assim como o livro de 1967. As xerografias, que estarão dispostas em uma mesa, consistem em montagens, fotocópias e ampliações de desenhos, rascunhos e estudos em cadernos, materiais disponíveis para manipulação do público na galeria.
A instalação foi pensada para ser um espaço que possibilite a imersão em um relato dinâmico, composto por narrativas transpassadas por várias formas, cores e ruídos.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España