Descripción de la Exposición
A Galeria Leme apresenta Palmeira Arcaica, exposição individual do artista Gabriel Giucci. A mostra reúne um conjunto de telas que anunciam a natureza a partir de seu lugar primitivo, para uma poética de reencontro com o Brasil frente às suas origens, em sua essência primordial com o natural. Com abertura marcada para o dia 18 de maio, às 13h, a exposição segue aberta para visitação até 22 de junho de 2024 e conta com texto crítico de Camila Carmo.
As telas presentes na mostra constroem uma percepção do presente estabelecida pela memória do passado que, juntos, nos entregam uma lembrança de como os sujeitos do Brasil se relacionavam com a natureza.
As pinturas entregam um passado visual que se infiltrou pelas frestas do presente para ser reinterpretado contemporaneamente. Desse modo, podemos ver em Palmeira Arcaica as caminhadas em meio aos ventos, mares, plantas e terras do litoral baiano, estas que proporcionaram ao artista a possibilidade de lidar com o retorno ao contato com a natureza atualizando poeticamente o agora.
Sobre a artista
Princeton, Estados Unidos, 1987.
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
Desde 2021, Gabriel Giucci se dedica a pintar paisagens. O artista combina registros fotográficos que faz durante suas caminhadas pelas ruas das cidades com imagens retiradas da internet. Ao suprimir elementos urbanos, Giucci cria paisagens primitivas da costa brasileira. Seu apreço pela técnica combinado à liberdade das pinceladas resultam em obras que induzem um estado contemplativo.
Exposições individuais: CHURASCO, Galeria Leme, São Paulo, Brasil (2021); Farra dos Guardanapos, Villa Aymoré, Rio de Janeiro, Brasil (2018); DESVIO, Galeria Portasvilaseca, Rio de Janeiro, Brasil (2016); e Monolitos, Galeria Portasvilaseca, Rio de Janeiro, Brasil (2011).
Exposições coletivas: The Hunt of the Unicorn comes to West Harlem, Gitler &_____, Nova Iorque, Estados Unidos (2015); In-Dissonance, The John Slade Ely House for Contemporary Art, New Haven, Estados Unidos (2014); Black and White, Fondazione Valerio Riva, Veneza, Itália (2013); O que te escolhe, te move e alcança o mundo, Espaço Apis, Rio de Janeiro, Brasil (2012); Rio Nova Arte, BNDES, Rio de Janeiro, Brasil (2011); Registro de ocorrência, Galeria Portasvilaseca, Rio de Janeiro, Brasil (2010); Embaixada Pernambuco, Solar de Santa, Rio de Janeiro, Brasil (2008). Residência artística: Further on Air, Estados Unidos. Foi indicado ao Prêmio PIPA (2015).
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España