Descripción de la Exposición
A Galeria Belo-Galsterer tem especial gosto em apresentar a segunda exposição individual de Renzo Marasca no seu espaço que se apresenta com um conjunto único e inédito para esta início de programação em 2024.
Nas palavras do artista é "ao amanhecer do século XVII, que Shakespeare, com a metáfora do "mundo como palco" fornece a imagem mais eloquente da interligação entre realidade e ficção que prenuncia e sugere a cultura europeia dos séculos seguintes. Um jogo de imaginação no desenho da vida.
Portanto, se, como nos conta Shakespeare, o mundo é um teatro cheio de armadilhas,
ficções e enganos, é necessário abandonar o palco e encontrar um refúgio o mais distante possível dos lugares comuns, buscando a dimensão humana na incompletude do ser. Principalmente humana. Primeiramente humana.
A leveza e a transparência dos cartões de arroz - assim como os títulos que os
acompanham - remetem a uma exposição que se entrelaça com o espectador e a vontade de fuga impossível. Uma Quarta Parede teatral que está entre o palco e a plateia, entre o ator e o público, numa relação horizontal entre obra e visitante. Entre o Eu e o outro.
Nessa fusão de papéis nasce o Palco. Pinturas e sinais sensíveis que se relacionam entre si, numa espécie de narrativa não explícita."
(O texto da exposição será de Enzo di Marino)
Biografia resumida
Nasceu em Jesi (Ancona), Itália em 1977.
O artista vive e trabalha entre Milão e Lisboa.
Marasca é profundamente interessado nas grandes questões filosóficas que movem o mundo, tanto no presente e no passado, cruzando a sua busca pelo significado das coisas com a prática artística, Marasca investe fortemente na experimentação a nível da pintura e do desenho, utilizando materiais e práticas inusitadas.
Cursou restauro para depois mudar para pintura, viajando sempre em trabalho pela Europa, passando por Barcelona, Londres, Berlim e finalmente Lisboa. Tem o seu próprio atelier em Lisboa e também colabora no atelier de Pier Paolo Calzolari em Lisboa.
As suas viagens pela Europa foram pontuadas com residências artísticas, das quais talvez as mais importantes tenham sido, em 2015: PIRAMIDON CENTRE D’ART CONTEMPORANI Barcelona, e de 2010-2012: a AiR Funkhaus Berlin.
Tendo exposto a sua obra em instituições e galerias de renome em Itália e Portugal, seu trabalho integra várias colecções institucionais e museológicas, entre as quais a Col. da Embaixada Italiana, República de São Marinho; Museu de Arte Italiana, Bengasi, Líbia.
Encontra-se também bem representado em colecções privadas alemãs, brasileiras, italianas e portuguesas.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 16 nov de 2024 - 17 nov de 2024 / Bizkaia Aretoa / Bilbao, Vizcaya, España
La mirada feminista. Perspectivas feministas en las producciones artísticas y las teorías del arte