Descripción de la Formación
Na sexta feira, dia 26 de fevereiro, às 18H00, uma conversa com Ana Bigotte Vieira, investigadora, João dos Santos Martins e Carlos Oliveira, artistas e curadores da exposição Para uma Timeline a Haver - genealogias para a dança como prática artística em Portugal, e Cristina Grande, programadora de Artes Performativas do Museu de Serralves.
Na conversa teremos a oportunidade de conhecer a autoria da proposta de exposição que investiga o desenvolvimento e disseminação da dança como prática artística em Portugal, nos séculos XX e XXI, programada pelo Museu de Serralves e integrante da 6ª edição do Festival DDD-Dias da Dança.
Será ainda partilhado pelos curadores o exercício coletivo de investigação que deu origem à exposição: a sinalização e recolha de marcos de que foram delineando a história da dança em Portugal, inserindo-os numa perspetiva alargada tanto das transformações pelas quais a sociedade portuguesa passou como do discurso sobre o coreográfico (e o que é ou pode ser a dança como prática artística).
Ana Bigotte Vieira (IHC - NOVA FCSH) faz parte da equipa de programação do Teatro do Bairro Alto e é investigadora no Instituto de História Contemporânea e no Centro de Estudos de Teatro. É co-fundadora e curadora da plataforma baldio. Estudos de Performance, e dramaturgista em teatro e em dança.
Carlos Manuel Oliveira é coreógrafo, performer, investigador. Dedica-se à crítica da relação entre a coreografia e a dança, bem como aos modos de existência do conhecimento que lhes estão associados, através de projetos vários de investigação, curadoria e criação artísticas, individualmente e em coletivo.
João dos Santos Martins é um artista que trabalha a partir e através da dança. A sua prática distribui-se, geralmente, em múltiplas colaborações, experimentando entre formatos vários como a coreografia, a curadoria e a investigação.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España