Descripción de la Exposición
A expressão “palavra-coisa” foi utilizada pelo trio de inventores da poesia concreta brasileira: Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos, em uma das definições no plano-piloto para poesia concreta, que publicaram em 1958.
poesia concreta: tensão de palavras-coisa no espaço-tempo. 1
A tensão descrita na sentença sugere fronteiras tênues, separadas apenas por hifens que unem ainda mais os vocábulos. A proposta é que a dimensão semântica assuma a identidade e torne-se a própria “coisa em si”.
O poema, originário da literatura, é então potencializado por um encontro de aspectos temporais, influenciados pela música, com outros espaciais, conectados sobretudo às artes visuais.
Esta fusão semântica, sonora e plástica é o cerne do termo verbivocovisual, traduzido pelos mesmos teóricos, a partir da obra do poeta irlandês James Joyce. O conceito verbivocovisual tornou-se frequente na produção dos três poetas paulistas desde dos anos 1950. Eles criaram uma nova forma de fazer poesia explorando diferentes suportes e linguagens para formalizar seus poemas, para além do livro tradicional.
ALMANDRADE ANTONI MUNTADAS ARNALDO ANTUNES
FERNANDO LASZLO LENORA DE BARROS MARCOS CHAVES
TADEU JUNGLE WALTER SILVEIRA
Actualidad, 01 feb de 2018
#loquehayquever en Brasil: ocho décadas de abstracción informal en el MAM
Por Paula Alonso Poza
El MAM de São Paulo repasa ochenta años de abstracción informal brasileña en una muestra coproducida por el Instituto Casa Roberto Marinho y curada por Felipe Chaimovich y Lauro Cavalcanti.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España