Descripción de la Exposición
Com um recorte de obras dominadas pelos pigmentos preto, branco e as gamas intermediárias de tons de cinza, a mostra está distribuída nas paredes laterais do espaço expositivo, que exibe ainda a exposição, também inédita, “A cor não tem fim: pinturas e tapeçarias de Jacques Douchez”, com obras do artista e tapeceiro francês, dispostas no centro da sala do Museu. Ambas integram-se ao estarem atreladas, principalmente, à obediência curatorial que prestam à cor.
“P/B - Acervo MAB” apresenta 69 obras divididas em dois blocos: um destacará produções por ordem cronológica, como os desenhos de Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti e Cícero Dias; o outro será composto por obras com tendência expressionista, como os retratos de mulheres de Flávio de Carvalho e os intensos desenhos em nanquim de Marina Caran.
Com predomínio de técnicas de desenho, a mostra apresenta a importância do preto e do branco na história da arte brasileira – do modernismo até os dias atuais.
Actualidad, 01 feb de 2018
#loquehayquever en Brasil: ocho décadas de abstracción informal en el MAM
Por Paula Alonso Poza
El MAM de São Paulo repasa ochenta años de abstracción informal brasileña en una muestra coproducida por el Instituto Casa Roberto Marinho y curada por Felipe Chaimovich y Lauro Cavalcanti.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España