Descripción de la Exposición
Próximo sábado (3/12), às 16h, a Coordenação de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco abre a exposição Outros Pensam, de Alfredo Jaar, na Galeria Massangana. O evento integra o projeto Política da Arte e tem curadoria de Moacir dos Anjos.
Alfredo Jaar, ao longo de seu trabalho, tem investigado formas de controle social por meio de signos visuais. No trabalho Sem Título (Newsweek), o artista chileno traz a tona as prioridades dos meios de comunicação e seus discursos hegemônicos ao apresentar duas linhas do tempo, ambas referentes a um mesmo período: os aproximados 100 dias em que se deu o assassinato de um milhão de habitantes de Ruanda em 1994. Uma das linhas é composta por 17 capas de uma das mais importantes revistas semanais de notícias do mundo, a Newsweek (editada nos Estados Unidos). A segunda linha do tempo é composta por textos curtos que estabelecem a cronologia daquele extermínio, cujas vítimas pertenciam, em sua maioria, à etnia Tutsi, em conflito aberto com a etnia Hutu.
“Por meio da aproximação de duas linhas do tempo que se contradizem e se chocam, Alfredo Jaar contribui para a criação de uma representação alternativa desse mesmo mundo, contrapondo-se àquelas que ignoram os já excluídos de outras esferas da vida, como a feita pela revista. Representação contra-hegemônica que reclama a condição de alguém para quem é ninguém. 'Ninguéns' que naquele momento foram os ruandeses, mas que já foram judeus, que são palestinos e são os indígenas que vivem no Brasil. Povos e grupos sociais vítimas de uma política ativa da morte que atravessa o mundo”, aponta Moacir dos Anjos, em texto curatorial.
Alfredo Jaar (1956) é artista, arquiteto e realizador audiovisual. O chileno vive em Nova York e trabalha, sobretudo, com instalações e fotografia. Jaar aborda em suas obras temas predominantemente sociais, políticos e as relações de poder, opressão e violência entre as nações industrializadas e os chamados países de “terceiro mundo”.Já participou de eventos como as bienais de São Paulo, Istambul, Sevilha, Johannesburgo, duas documentas e teve exposições individuais no MoMA, em Nova York, e na Whitechapel Gallery, em Londres.
Actualidad, 05 dic de 2016
Ana Maria Tavares, Héctor Zamora y Alfredo Jaar exponen en Brasil
Por Paula Alonso Poza
La Pinacoteca de São Paulo conmemora la primera exposición de Ana Maria Tavares en su espacio, hace ya 35 años, con un gran muestra antológica que homenajea su carrera y la huella ...
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España