Descripción de la Exposición
De 14 de outubro a 14 de janeiro de 2024, o espaço Lumiar Cité apresenta Other Recent Examples, a primeira exposição individual de Alejandro Cesarco em Portugal.
O artista uruguaio, que teve o seu trabalho apresentado em museus e instituições de renome internacionais e foi responsável, entre outras, pela curadoria de exposições no âmbito da Bienal de São Paulo (2018) e da ARCO (Madrid, 2020), apresenta um conjunto de obras conceptuais sobre a questão das ressonâncias psicológicas da fundação do significado através da palavra e para além da palavra, abordando assuntos da linguagem e das condições do multilinguismo em termos de pesar, melancolia e transitoriedade.
Em Index (An Educator), uma nova obra composta por dezoito partes e central na exposição, o artista compila alfabeticamente nomes, palavras-chave e conceitos para um livro que ainda não foi escrito e, provavelmente, nunca o será. Este trabalho, o mais extenso de uma série contínua de índices criados pelo artista, mapeia a evolução dos seus interesses, leituras e atividades, desenvolvendo-se como um autorretrato que evolui ao longo do tempo.
No filme Learning the Language (Present Continuous II), Cesarco recorre ao vocabulário da pessoa retratada para abordar alguns dos seus temas recorrentes. Neste caso, a obra recria uma cena do filme La chinoise (O Maoísta, 1967), de Jean-Luc Godard. Na obra de Cesarco, o papel do professor é desempenhado pela psicanalista, crítica e curadora brasileira Suely Rolnik.
No dia da inauguração, às 17h00, decorre também uma conversa com Miguel Wandschneider, Alejandro Cesarco e o designer Santiago da Silva a propósito do lançamento, no âmbito da exposição, de uma publicação que se apresenta como um híbrido entre um livro de artista, um livro de ensaios, um catálogo comercial e um álbum de família.
A exposição e a publicação, resultam de uma coprodução entre Maumaus/Lumiar Cité e Artium Museoa - Museo de Arte Contemporáneo del País Vasco.
O artista e o diretor artístico, Jürgen Bock, estão disponíveis para conversas, entrevistas ou visitas de imprensa guiadas à exposição.
Alejandro Cesarco (Montevideu, Uruguai, 1975) vive e trabalha em Nova Iorque e Madrid. Cesarco é o diretor de Art Resources Transfer (Nova Iorque), organização sem fins lucrativos focada em projetos com menos visibilidade ou negligenciados no universo da arte contemporânea. A sua obra foi apresentada em museus e outras instituições internacionais, incluindo: Kunstinstituut Melly, (Roterdão, 2019); The Renaissance Society (Chicago, 2017); SculptureCenter (Nova Iorque, 2017); Midway Contemporary Art (Minneapolis, 2015); e Kunsthalle Zürich (2013). Cesarco foi responsável pela curadoria de exposições no âmbito da ARCOmadrid (2020) e da da Bienal de São Paulo (2018), entre outros eventos.
Exposición. 14 oct de 2023 - 14 ene de 2024 / Lumiar Cité - Maumaus / Lisboa, Portugal
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España