Descripción de la Exposición
Other People's Handwriting, projeto de Horácio Frutuoso, estará patente no Kubikulo e surge na sequência de um corpo de trabalho desenvolvido a partir da expressão da palavra pela escrita manual.
A potência da caligrafia através das suas possíveis leituras, encontra-se também na simbiose entre o anonimato e a denúncia, ou de uma mão como extensão de um mapeamento conceptual que naturalmente se revela.
Escrever à mão, sem algum tipo de guia ou controlo sobre o desenho da palavra, é uma expressão de intimidade. Todos temos caligrafias diferentes, que sofrem mutações no decorrer do tempo e que dão expressão ao que queremos registar. Pela escrita, é dada clareza a estados de espírito, é autenticada a originalidade e são desbloqueadas recordações. Como é olhar para a caligrafia do próximo?
Por vezes esta é alterada por um corpo que treme, pontuando aquilo que o sujeito acredita ser capaz de criar. Outros acreditam ser capazes de mimetizar a mão de outrem, ou conteúdo que não pertence ao campo do visível.
Guardemos por isso alguns segredos, e que venham à superfície muitos outros, como um fólio impregnado de tinta que se desdobra para um campo amplo e perceptível.
Horácio Frutuoso (1991) vive e trabalha em Lisboa, estudou pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto onde terminou o curso sendo premiado com o prémio de aquisição 2012/2013.
Durante o período em que viveu na cidade do Porto esteve envolvido em vários projectos artísticos como o Sintoma, a Painel, ou projecto Expedição.
A prática da pintura, a poesia, o desenho tipográfico, a perfomatividade na vida quotidiana são meios que cruza e utiliza na sua prática artística, explorando códigos da linguagem, da representação social, como o processo de construção e destruição pictórico. Também desenvolve com frequência projectos editoriais, mantendo uma colaboração regular com o Teatro Praga desde 2016.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España