Descripción de la Exposición A obra de Emmanuel Nassar nos oferece um mundo muito particular e visceralmente real: estão ali reunidos de forma aguda a ironia e o sarcasmo e, em particular, nessa exposição, uma crítica ácida à circulação dos objetos de arte e à especulação sobre os seus significados simbólico e econômico. Este conjunto de fatores é reforçado por duas ideias. A primeira é que não se trata de uma gravura ou obra única, mas de um grande painel composto por 50 dípticos feitos manualmente e, portanto com suas próprias especificidades. Um painel que será repartido aos poucos, sofrendo mutações e perdas contínuas. O segundo fator - que está diretamente relacionado ao primeiro - é que sua obra refere-se a mudanças, percursos, transitoriedades. Nassar concilia a geografia, luz e som caóticos da cidade (a matéria, a cor e a impressão gráfica inscrita nessas obras nos remetem a atmosfera urbana de suas fotos e de suas pinturas em chapas metálicas) com a própria natureza do sujeito pós-moderno, cuja identidade deixa de ser unificada e estável, para ser composta por várias identidades, algumas vezes contraditórias ou não resolvidas. Esta condição é a mesma que é atravessada pela exposição e pelo uso muito próprio que o artista faz das iniciais do seu nome: assim como uma possível simbologia sobre o 'E' e o 'N', esta é uma obra coletiva que é preenchida por distintas individualidades. Uma obra ambiguamente fracionada e inteiriça, coletiva e individual. O tom ácido de sua obra se faz presente quando as suas iniciais simbolizadas como assinatura, e o número de série e ano protagonizam ironicamente o caráter único de cada obra.
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España