Exposición en Pinheiros, Sao Paulo, Brasil

Orbis Tertius

Dónde:
Instituto Tomie Ohtake / Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 / Pinheiros, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
20 feb de 2016 - 01 may de 2016
Inauguración:
20 feb de 2016
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A singular delicadeza das curvas de Tomie Ohtake é ponto pacífico entre público e crítica. Sempre feitas sem régua ou compasso, essas curvas tomaram as mais diversas feições na trajetória da artista. Ênfases sinuosas dos gestos em suas primeiras telas abstratas, emaranhados concêntricos em suas pinturas cegas, curvas paralelas e quase círculos nos anos 1960 e 1970, formas grávidas, ondas, órbitas e espirais reinventadas nas décadas seguintes. Como esta seleção de pinturas de diferentes períodos pretende evidenciar, Tomie associou gesto, curva e corpo em uma experimentação contínua. Para falar dessas formas, relembramos o célebre conto de Jorge Luis Borges “Tlön, Uqbar, Orbis Tertius”,[1] em que o protagonista conhece, a partir da inesperada “conjunção de um espelho e de uma enciclopédia”,[2] o paradoxal planeta de Tlön, em que – entre outras peculiaridades – os habitantes não contam com substantivos como referência a objetos e espaços constantes, mas com linguagens baseadas em verbos ... ou adjetivos, como comunicadores de acontecimentos sucessivos, temporais, séries heterogêneas de atos independentes. Como descreve Borges, em um hemisfério do planeta “ ‘Surgiu a lua sobre o rio’ se diz ‘hlör u fang axaxaxas mlö’, ou seja, na ordem: ‘para cima (upward) atrás duradouro-fluir luneceu’ ” e, no outro, “não se diz ‘lua’: diz-se ‘aéreo-claro sobre escuro-redondo’ ou ‘alaranjado-tênue-do-céu’ ou qualquer outra aglutinação”.[3] Assim, sem substantivos, as linguagens desse planeta inventado – expressas pela edição Orbis Tertius contida na fictícia Primeira Enciclopédia de Tlön – motivam descrições que evitam nomear os elementos da obra pictórica. Talvez possamos falar das pinturas de Tomie Ohtake e suas curvas como uma obra em acontecimento, com a percepção descritiva atuando como dínamo do movimento das formas, cores e gestos guardados pela artista em suas pinturas. Em todo caso, esse é apenas um exercício de observação que poderá ser ignorado, replicado ou contraposto pelas percepções de cada espectador diante das pinturas de Tomie Ohtake aqui reunidas. Paulo Miyada Carolina de Angelis ----------------------------- [1] Bioy Casares, Adolfo; Borges, Jorge Luis; Ocampo, Silvina. Antologia da Literatura Fantástica. Trad. Josely V. Baptista. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p.113-129. [2] p.113. [3] p.118.

 

 

Entrada actualizada el el 29 mar de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
25 jul de 2024 - 14 sep de 2024

Galería Pelaires / Palma, Baleares, España

Formación
15 oct de 2024 - 30 jun de 2024

Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones