Descripción de la Exposición
José Pedro Cortes usa a fotografia para mostrar o lado quotidiano da vida, o casual, o banal. Interessa-lhe o estudo do corpo anónimo, tanto da mulher como do homem, que retrata nesta série pela primeira vez, e os limites e a tensão da relação masculino/feminino. Aprofundou também o estudo dos espaços interiores onde insere os modelos, os objetos e os seus materiais.
José Pedro Cortes regressou este ano à cidade de Toyama no Japão. Anteriormente, em 2012, tinha sido convidado a passar 6 semanas a fotografar nesta cidade, no âmbito do projeto "European Eyes on Japan".
Entre abril e maio deste ano decidiu voltar e procurar o mesmo tipo de cenários e personagens: homens e mulheres vulgares, sem nenhuma história particular ou marca social que os distinguisse de todos os outros que encontrava na rua.
O resultado é uma seleção de 39 fotografias retratam de forma intensa personagens anónimas, ruas, objetos que surgem do olhar contemporâneo do artista.
«São umas ruas, 6 ou 7 pessoas, um restaurante, o mesmo quarto de hotel e pouco mais. Tudo isto num país muito diferente, com dificuldade de comunicação. Mas é a rotina de voltar às pessoas e aos sítios e a forma frágil e intensa com que as imagens foram feitas que me faz pensar em Toyama como um território». José Pedro Cortes
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España