Descripción de la Exposición
A Fundação de Serralves convida para a inauguração da exposição Kapwani Kiwanga: Onde o sal e a água doce se encontram e as árvores sinuosas filtram o sol, no dia 23 de novembro, às 22:00, no Museu de Serralves. A entrada é gratuita.
Serralves apresenta uma nova exposição da artista franco-canadiana Kapwani Kiwanga (Hamilton, Canadá, 1978), a primeira individual da artista em Portugal. Esta importante apresentação ocupa a sala central do museu e dá seguimento ao programa de exposições com artistas que exploram o contexto singular de Serralves.
Kapwani Kiwanga tornou-se, nos últimos anos, uma conceituada figura no panorama internacional da arte contemporânea, tendo recebido alguns dos mais importantes prémios internacionais - o prémio inaugural Frieze Artist Award (EUA) e o Sobey Art Award (Canadá) em 2018, e o Prix Marcel Duchamp (França) em 2020. Em 2024, Kapwani Kiwanga será a representante do Canadá na 60.ª Bienal de Veneza. A sua prática artística, iniciada em meados da década de 2000, assenta numa extensa investigação no âmbito das ciências humanas e sociais e abrange instalações complexas, esculturas, vídeos e performances.
Para a exposição de Serralves, a artista transformou o espaço da sala central do museu, criando uma instalação envolvente de grande escala. A peça Dilúvio evidencia-se. Mais de 14.000 metros de corda de algodão de cores coloridas e vibrantes convergem num diálogo muito próximo com um conjunto de quatro novos painéis cerâmicos. Esta intrincada estrutura, na qual a sobreposição e a transparência são elementos fundamentais, culmina com a apresentação da obra The Worlds We Tell: Threshold, instalada no piso inferior da sala.
A exposição é organizada pela Fundação Serralves – Museu de Arte Contemporânea e tem curadoria de Filipa Loureiro.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España