Descripción de la Exposición
Neste sábado, das 11 às 17h, a Vermelho inaugura Onde cabe o olho, a 9ª exposição individual de Nicolás Robbio na galeria. Durante o período da exposição, no dia 17 de maio, a Vermelho completa 20 anos de atividade.
Em Onde cabe o olho, Nicolás Robbio exercita sobre os espaços do prédio principal da Vermelho uma íntima manipulação e ocupação espacial. Esse domínio sobre o espaço é fruto de seus 20 anos de representação pela galeria, com 9 exposições individuais e mais de 20 participações em exposições coletivas.
Robbio subverte a circulação das 3 salas que ocupa, estabelecendo novas lógicas de percurso e novos modos de contemplação de sua obra, criando mais que obras individuais, uma grande obra-ocupação. Onde cabe o olho propõe ao visitante uma coleta ativa no espaço, onde o corpo deve oferecer ao olho manobras suficientes para a circulação na galeria. Como escreve a curadora Clarisa Appendino em seu texto para a exposição, “Tampinhas, elásticos, pérolas de fantasia, confetes, alfinetes, arruelas, bancos, fósforos… de onde vêm estes elementos que, como moedas no chão, recolhemos com o olhar durante o percurso? Embora seja uma pergunta válida, a resposta é evidente. Então, o que nos interessa não é somente a origem destes objetos, mas sim seu trajeto e o deslocamento que destinou os pequenos elementos a suspender seu ofício cotidiano para notar uma mancha acidental de verniz.”
Para Robbio, o espaço expositivo jamais é neutro, é, portanto, um terreno de afetos e convenções determinadas por aquilo que o olhar individual de cada um permite assimilar. É através deste enfoque poético que o artista busca estimular o observador a imaginar e transcender limites, tanto materiais quanto subjetivos.
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España