Descripción de la Exposición
A apropriação das histórias a partir da palavra escrita é um exercício matricial e recorrente na obra de Paula Rego. A sua aprendizagem na Slade School of Fine Art, em Londres, de 1952 a 1956, foi determinante para a estimulação desta linha de pesquisa permitindo-lhe desenvolver uma linguagem figurativa pessoal em que o seu universo de referências identitárias está sempre presente.
A preocupação em imprimir um cunho realista às suas obras partindo da realidade que mais lhe é próxima, a de Portugal, está na origem da pesquisa pictórica de Paula Rego e é igualmente partilhada pelo escritor português que mais admira, Eça de Queirós (1845-1900). O processo de denúncia social e política é elaborado por ambos a partir de uma observação atenta do quotidiano e reflete, apesar da distância cronológica que os separa, o modo como o contexto ideológico, filosófico, político e mesmo moral do realismo foi determinante na definição dos seus percursos artístico e literário.
A seleção das narrativas queirosianas por Paula Rego como ponto de partida narrativo para as suas novas séries de obras O Primo Basílio (de 1878) e A Relíquia (de 1887) foi realizada em total coerência com a temática transversal à sua obra: os dramas morais e sociais; as relações humanas, sem artifícios nem heróis.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España