Descripción de la Exposición
Imagens do corpo humano usando técnicas mistas da fotografia fazem parte da sua produção.
O fotógrafo Daniel Malva apresenta a mostra 'OJardim' no dia 17 de janeiro de 2017 (terça-feira), a partir das 17h, na Galeria Mezanino, em Pinheiros, em São Paulo. A exposição fica em cartaz gratuitamente até 25 de fevereiro de 2017.
Serão mostradas 23 fotografias p&b de uma série produzida, em 2014, em alguns laboratórios de anatomia humana. As imagens foram produzidas com uma câmera de grande formato e filme fotográfico no tamanho 13 x 18 cm. A série na sua totalidade (25 unidades) foi previamente apresentada no Museu Solar da Marquesa, em 2015/2016, no centro de São Paulo.
Humanidade
Com o intuito de contar a história do homem, a série 'OJardim' nasceu a partir de um sonho. As obras, em seus títulos, assumem arquétipos de nossa trajetória, para compor um misto de lembranças de quem fomos e as projeções do que nos espera.
O foco nítido nas imagens (resultado da lente confeccionada pelo artista, construída com vidro ótico) evidencia a relação morte/tempo, propondo uma quebra da sensação que temos de um presente eterno, causada pelas novas tecnologias, onde não conseguimos mais distinguir o passado, o presente e o futuro.
"Neste projeto, parti do ponto que somos um organismo que faz parte de um imenso jardim, ali é cultivada nossa coletividade e personalidade, e a todo tempo as 'flores' são trocadas e/ou reposicionadas, mantendo a continuidade e a composição de nossa existência no universo", afirma Malva.
Tecnologia
Desde 2004, o artista busca novas abordagens para a sua produção: construindo lentes, criando novos reveladores de filme, mudando o software de câmeras digitais - todas essas práticas têm base em sua curiosidade em explorar como os objetos e processos funcionam.
Em 2009, apresentou o ensaio Museu de História Natural na Galeria Mezanino, onde é representado no Brasil até o momento. Esta série fez parte da exposição e livro "Geração 00 - A Nova Fotografia Brasileira" com curadoria de Eder Chiodetto. Desde outubro de 2013, integra o corpo de artistas da galeria Kristin Hjellegjerde em Londres. Suas obras estão em fase de aquisição para o acervo do Museu da Cidade de São Paulo para Casa da Imagem onde fez uma exposição solo no final de 2015.
Sobre Daniel Malva
Nasceu em 1977, em Ribeirão Preto (SP). Vive e trabalha atualmente em São Paulo. Bacharel em Fotografia (Senac/SP, 2006), Tecnólogo Mecatrônica (Senai/SP, em 2015) e Mestrando em Artes (Unesp/SP, em 2016), passou pela Biologia e Engenharia Química e mesmo não tendo concluído os cursos, trabalhou no projeto Genôma (entre 1998 e 2001).
Realizou seis exposições individuais, sendo em São Paulo/Brasil, Oslo/Noruega, Rio de Janeiro/RJ e Londres/Inglaterra. Participou de mais de dez mostras coletivas, desde 2005, na Galeria Mezanino, SESC Belenzinho, SENAC, Galeria Olido, Espaço Ophicina, Cartel 011, Tendal da Lapa (todos em São Paulo), IPF (Lisboa e Porto/Portugal), FOTOARTE (Brasília), Santander Cultural (Porto Alegre/RS) e Instituto de Mídia e Artes - IMEA (Havana/Cuba).
Tem trabalhos publicados na Folha (Ilustrada), Estado (Guia), Glamurama, revista Hotel Unique, Time Out (Londres), Klassekampen (Noruega), Londonist, All in London, Wall Street International (Londres), FFW, Bamboo Magazine, Private Edition (Africa do Sul), L'Officiel (Brasil), Revista TRIP, Wish Casa, Gloss, revista JP, Audi, JP - Poder Magazine, Casa Vogue, revista Iguatemi, Istoé Gente e KEY.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España