Descripción de la Exposición
A sombra é a parte do inconsciente composta por potências e impulsos que negamos à nós mesmos, como o egoísmo, a preguiça, a indiferença e a covardia, ou seja, tudo o que olhamos
de modo negativo ou que compõe nossos defeitos. É o que expõe Carl G. Jung no capítulo “a realização da sombra” presente no livro “O homem e os seus símbolos”. A partir da apropriação de imagens do cotidiano encontradas em impressos ou fotografadas trazidas pelos participantes, serão realizados exercícios corporais e de construção gráfica/pictórica para a compreensão dos fenômenos apresentados, tanto a partir de valores individuais quanto socioculturais, visando um trabalho coletivo a ser exposto em espaço público. O que é o feio? Por que é feio? É realmente feio?
Do objeto a ser construído: Busca-se a relação entre imagens e intervenções sobre a imagem através da pintura e da escrita sobre superfície plana. Serão utilizados pedaços de madeiras, de caixotes desmontados e pregados uns sobre os outros para a realização dos chassis, bem como pedaços de papelão, compensado ou lona, que servirão de suporte. Serão disponibilizadas tintas guache, branca, preta, vermelha e amarela e cola, bem como uma impressora para realização de xerox. Como referência serão apresentadas algumas obras de Robert Rauchenberg e frases tiradas de pichações. O objeto será parafusado em uma parede nas proximidades da instituição.
A oficina integra o projeto de pesquisa Provisório Permanente do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. A partir da trajetória da instituição, o projeto propõe ações sobre a pergunta #comofazermemoria, com uma exposição 18’ Linhas Provisórias Exposição Permanente, oficinas, seminário, cineclube, digitalização de documentação e aquisição de publicações. A exposição teve a sua primeira abertura em março, tendo o processo de pesquisa e montagem da exposição aberto a participação do público. Os artistas Analu Zimmer, Antônio Gonzaga Amador, Nicolle Crys e Rodrigo Pinheiro que integram a mostra foram selecionados a partir do I PEGA – Encontro de Estudantes das Graduações em Artes do Estado do Rio de Janeiro e terão seus trabalhos concluídos na 2ª abertura da exposição dia 1º de setembro de 2018.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España