Descripción de la Exposición
Um comunicado de imprensa em pontos porquê? E porque não?
● A artista adora pornografia gay.
● Ela é fascinada por representações do diabo e do inferno, especialmente da Idade Média.
Elas eram os meios pelos quais artistas e escritores podiam abordar o proibido. Descrever perversões. Imaginar sistemas alternativos de poder. Usar o imaginário como uma cobertura para a verdade.
● Altura certa para introduzir o “Juízo Final” de Luca Signorelli (1499-1502), na capela de São Brízio na catedral de Orvieto. O fresco é uma ode ao homo-erotismo, pintado no mais sagrado dos espaços, usando o fantástico para esconder o que não pode ser dito em voz alta.
● A artista interrogou-se como teria sido ser ele, o que ele terá pensado quando pintou aquelas paredes, que segredos deve ter escondido.
● E assim surgiram desenhos. Nenhuma razão profunda ou sombria, apenas porque lhe apeteceu.
● Algo estranho aconteceu entretanto, ela apaixonou-se. Isso é tudo o que é preciso saber.
● O resto da exposição resultou daqueles desenhos em papel químico que se tornaram, desde então, gravuras. Novos espaços de mogno projetam o mundo em que a sua personagem viveu. Formas de aço constroem um alfabeto que ainda não foi interpretado. Uma grade protege um milagre gravado numa parede de pedra numa catedral de Lisboa.
● A exposição inclui quatro esculturas, quatro gravuras e um poster.
Sobral Campos concebe formas de apresentar textos e relatos literários através de formatos alternativos ao romance tradicional. Os seus projetos tendem assim a evoluir e a materializar-se de acordo com as necessidades dos seus textos, que podem ser filmes, obras em papel, esculturas, printed matter e a ocasional peça performativa.
A artista procura revelar, fazer pouco (de forma lúdica) e causar a disrupção daquilo que é considerado auto-evidente. Ao recorrer à tradição da escrita absurda e a formas anacrónicas, as suas personagens são capazes de subverter a sabedoria convencional. Elas questionam as normas sociais, a ética de grupo e os preconceitos enraízados e, ao fazê-lo, descobrem potenciais tramas desviantes, reversões ilógicas e desventuras ridículas. Estas histórias desafiam hierarquias, complicam noções de género, confundem fronteiras e leis da natureza.
Rita Sobral Campos (PT/US) nasceu em Lisboa em 1982. Vive e trabalha em Nova Iorque. Uma seleção de exposições inclui: short-shorts, com August Sander, Galerie Andreas Huber, Viena (2015); Tournament d’Objet, Charlottenborg Kunsthal, Copenhaga (2013); Sunday Sessions, MoMA-PS1, Nova Iorque (2012); When your Lips are my Ears, our Bodies become Radios, Kunsthalle Bern, Berna (2010); Anabasis: On Rituals of Homecoming, Ludwik Grohman Villa, Lodz (2009); UNCLEHEAD com Alexandre Singh, Fundação EDP, Lisboa (2008), e Structural Schizophrenia ou quando a mentira se tornou verdade, Culturgest, Porto (2005). Sobral Campos é co-fundadora da Sputnik & Fizzle, uma editora dedicada à publicação de conferências, poesia e outras intervenções na área das ideias e da prática; Títulos recentes incluem obras de Fred Moten, Divya Victor, Mason Leaver-Yap, entre outros. Sobral Campos é parte do comité Digital Corps da Out in Tech, construindo ferramentas digitais para ativistas LGBTQ+ em todo o mundo. É também pesquisadora numa companhia americana de tecnologia.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España