Descripción de la Exposición
Sobre esta exposição escreveu António Cardoso, Diretor do MMASC.
Enquanto na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, se cruzam, neste momento, duas coleções (a da própria instituição e a da Fundação Calouste Gulbenkian) dando corpo ao Centro Português do Surrealismo (CPS), em Amarante, em parceria com a mesma instituição (em reiterada e grata colaboração) mostra-se a presente exposição, “O Surrealismo em Portugal”, abordando temáticas afins, praticamente com os mesmos autores e as diversas problemáticas.
Tendo na sua génese o Romantismo e o Simbolismo (de que António Carneiro se abeirara) o Surrealismo e as suas poéticas mostram-nos, na diversidade das linguagens (como já escrevemos) heranças freudianas, a implícita sexualidade (o erotismo), o humor e a ambiguidade, a ênfase do irracional, a desmesura criativa, a oscilação entre o apolíneo e o dionisíaco, como queriam, já, os gregos e Nietzsche... Numa quase intemporalidade, num combate ideológico, tantas vezes libertário.
Essa diversidade das linguagens, das poéticas e das práticas, mostram-se nos “automatismos”, nas colagens, nas “frottages”, nos acasos criativos pessoais ou coletivos.
Em paralelo ou em soluções epigonais é possível verificar, ainda, na exposição, contaminações de linguagens, sinais percetíveis de aproximações, visíveis em Amadeo de Souza-Cardoso, pela via do Dadaísmo e seu “nonsense”.
Actualidad, 22 jun de 2018
#loquehayquever en Portugal: coproducciones y artistas internacionales lideran la selección
Por Paula Alonso Poza
El Serralves acoge el primer proyecto de la estadounidense Martine Syms en Portugal, mientras que el MNAC de Chiado inaugura una retrospectiva del ruso Nikolai Nekh. Además, la galería Jeanne Bucher complementa la monográfica de Michael Biberstein en Culturgest con un proyecto del creador suizo.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España