Descripción de la Exposición
Michael Snow (Toronto, Canadá, 1928) é um dos mais fascinantes artistas da contemporaneidade. Com um percurso que atravessa a prática das artes visuais e, nestas, a utilização dos mais variados suportes – desde a pintura, escultura, desenho, fotografia, filme e vídeo –, a sua prática estende-se à música improvisada, com inúmeros gravações disponíveis, à instalação sonora e ao cinema.
A exposição O Som da Neve apresenta o trabalho fílmico, videográfico e sonoro de Michael Snow. Autor de obras que se revelaram de importância decisiva no desenvolvimento do filme experimental, o trabalho pioneiro de Michael Snow nunca foi objeto de uma consequente apresentação em Portugal, embora algumas peças tenham sido mostradas no Centro Cultural de Belém, na Culturgest e na Cinemateca Portuguesa. Sobretudo, nunca foi apresentada a importantíssima conexão entre som e imagem que Snow tem vindo a desenvolver, por vezes expandindo-se para a música, numa relação que combina enorme sofisticação, humor subtil e grande liberdade criativa.
Recuando até às suas experiências com filme 16mm (como o histórico Wavelength, de 1967) e acompanhando o desenvolvimento das explorações fílmicas e sonoras até obras recentes, a exposição propõe uma experiência imersiva no trabalho de Michael Snow, sendo ainda apresentados em auditório um conjunto de filmes de longa duração.
Por ocasião da realização deste projeto expositivo, haverá a rara oportunidade de assistir a um concerto de piano solo por Michael Snow.
Actualidad, 23 mar de 2018
Por Paula Alonso Poza
El canadiense Michael Snow y el argentino Tomás Saraceno muestran su práctica experimental con sendas retrospectivas en Culturgest y el MAAT, respectivamente. Además, este último se alía con la Galería ...
Actualidad, 24 ene de 2018
#loquehayquever en Portugal: una docena de producciones internacionales imprescindibles en 2018
Por Paula Alonso Poza
El Museu de Serralves, Culturgest, el MAAT y la Fundação Calouste Gulbenkian, entre otros, ya han avanzado la programación expositiva de todo el año. Abundan las coproducciones de importantes museos internacionales, como el francés Jeu de Paume y el estadounidense MET.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España