Descripción de la Exposición
Rui Aguiar, Joaquim Bravo, Gerardo Burmester, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Juan Muñoz, Rui Sanches
"O regresso do objeto” apresenta uma seleção de obras de oito artistas que sedimentaram os seus discursos artísticos nos anos 1980. Estes trabalhos marcam uma reação à predominância da arte minimal e conceptual nas décadas anteriores, através do regresso à pintura e à escultura e ao uso de materiais tradicionais como o ferro, o bronze e a madeira. Assistimos a um regresso a temas clássicos da história da arte, ao ressurgimento de um imaginário figurativo e metafórico associado a títulos poéticos e evocativos e à proximidade com as artes decorativas e a cultura popular.
Esta diversidade relaciona-se com o começo da globalização que coloca em contacto e em influência mútua culturas muito diversas. A exposição é uma oportunidade para revisitar a produção artística desta década que, representando o fim do isolamento a que a ditadura tinha votado Portugal, revela um crescente sincronismo com o contexto artístico internacional.
Esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Actualidad, 10 jul de 2018
El verano trae interesantes aperturas en Portugal (Lisboa, Porto, Braga, Ponta Delgada, Bragança...)
Por Gustavo Pérez Diez
Ocupando un lugar destacado está la primera gran muestra en Portugal del angloindio Anish Kapoor, que organiza el Museu Serralves en colaboración con la Fundación Bancaria "la Caixa".
Exposición. 27 jun de 2018 - 30 sep de 2018 / Palacete Villa Morais / Ponte de Lima, Viana do Castelo, Portugal
Exposición. 27 jun de 2018 - 30 sep de 2018 / Palacete Villa Morais / Ponte de Lima, Viana do Castelo, Portugal
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España