Descripción de la Exposición
Toda arte nos leva ao prazer. Mesmo que, por exemplo, o horror contido em “Guernica” de Picasso, o desespero de “O Grito” de Munch ou a loucura da “Nau dos Insensatos” de Bosch, possíveis de nos trazer incômodos impactos, depois de vistos atenciosamente nos conduz ao prazer. O olhar faz primeiramente nos localizar diante do que se vê e identificar o que é visto.
Por outro lado, o que sentiram Picasso, Munch e Bosch quando realizaram as citadas obras? Prazer ou estranheza? Creio que as duas coisas. Pergunto ainda: e as paisagens de Monet, Van Gogh, Turner ou Pancetti? Puro prazer e pura dor: prazer de alcançar a beleza, e estranheza de arrancar de si aquela nova “coisa” que conviverá com os homens. Para o artista verdadeiro criação é como um parto: um misto de dor e prazer.
Essas ideias me ocorrem diante da arte de Conchita Brennand que apresento para o público da Arte Plural Galeria. Trata-se de uma artista que cria suas maravilhas encantadas pelos mistérios das matas da Várzea há mais de cinco décadas. Irmã de Francisco Brennand, um dos mais importantes artistas do Brasil, e talvez por isso mesmo, ela não é devidamente conhecida como a artista dona de talento e imaginação criativa como poucos. Embora sendo esta grande senhora pessoa muito conhecida em minha geração, vim conhecê-la recentemente e me surpreender ao ver pela primeira vez sua arte.
É claro que Conchita participa desde sempre do mesmo mundo que Francisco, da mesma história repleta de símbolos e miragens que seu irmão mais velho, do ambiente tropical das matas da Várzea e do Capibaribe donde existem lagos, açudes e aguadas, dos animais, pássaros especialmente, entre solos argilosos, troncos e galhos, folhas e frutos. O espírito da mata se revela em tudo, nas figuras sensuais, nos animais fantásticos e na flora, das raízes às folhas, que se constitui em tramas, malhas e tecidos que envolvem seus tantos corações abertos para o mundo.
Eis aí o ambiente que sugere o paraíso morno e eivado das cores extremas com que Conchita articula sua poética desenhada no seu mundo exótico, e concebe suas composições às vezes orgânicas, às vezes racionais, mas sempre incomuns.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España