Desde o ano 2000, o fotógrafo Claudio Edinger vem pesquisando a técnica do foco seletivo, na qual coloca em evidência determinados detalhes numa imagem, enquanto outros aparecem fora de foco, como manchas numa tela. "O foco prende nossa atenção e o desfoque libera", diz ele.
Resultado deste longo trabalho iniciado no Rio de Janeiro e estendido para a cidade de São Paulo, interior da Bahia, da Amazônia e Santa Catarina, além de chegar à Paris, Veneza e Los Angeles, é o livro O Paradoxo do Olhar, que será lançado dia 15 de abril, pela Editora Madalena, no MuBE, em São Paulo.
"Vemos as coisas focadas e desfocadas ao mesmo tempo. É com este paradoxo do olhar que convivemos no dia-a-dia, metáfora para nossas inúmeras contradições. Às vezes o desfocado tem mais peso e importância do que o que está em foco. A beleza do mundo é esta mistura de imperfeições, a dualidade,...a riqueza de contrastes - luz e sombra - que tornam todas imagens possíveis", diz o fotógrafo.
A edição com 196 páginas e 104 fotos tem texto de Agnaldo Farias e Guilherme Ghisoni e coordenação editorial da artista visual Claudia Jaguaribe. Para o lançamento do livro, Edinger fará uma exposição com 34 imagens, de 160 x 200 cm no Museu Brasileiro de Escultura, o MuBE.
"A fotografia de Claudio Edinger tem muitas facetas, entre as mais marcantes está no fato de que ela deriva de sua maneira de entender as coisas do mundo. Para Edinger, não existem limites fixos, mas realidades que se permeiam e se organizam em diferentes formatos e momentos. Esta percepção introduz a questão do foco seletivo. É uma linguagem que dinamiza o nosso olhar porque faz da inclusão e exclusão uma situação fluida e não estática", conclui Claudia Jaguaribe.
Formado em Economia, Claudio Edinger (1952) começou a fotografar em 1975 e é autor de 15 livros de fotografia e um romance. Recebeu o Prêmio Leica duas vezes, o Prêmio Hasselblad, o Prêmio Higashikawa, o Prêmio Ernst Haas, Prêmio JP Morgan, Prêmio Pictures of The Year, Prêmio Abril, Prêmio Marc Ferrez e, por duas vezes, recebeu o Prêmio Porto Seguro no Brasil. Suas fotos estão nas coleções do MASP, MIS, MAM, MAC, Pinacoteca, Museu Metropolitano de Curitiba, Metronòn (Barcelona), Higashikawa (Japão), AT&T Photo Collection, Equity International Photo Collection, Brazil Golden Art Fund, Itaú Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil e nas maiores coleções particulares de fotografia do Brasil. É professor de História da Fotografia Contemporânea na Casa do Saber.
Entrada actualizada el el 16 abr de 2015
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