Descripción de la Exposición
Uma homenagem ao legado de João Sattamini, importante colecionador de obras de arte, que faleceu no ano passado, aos 83 anos. O título da exposição faz referência a uma obra de Antonio Dias - também falecido recentemente - e que faz parte da coleção: "O país ocupado".
Cada uma das seções do andar foi dedicada a um dos 4 artistas – todos importantes para a recente história da arte no Brasil e, em especial, no Rio de Janeiro. Muito ativos nos anos de 1960, cada um enfrentou de uma maneira a repressão do governo ditatorial no país e respondeu de maneira formalmente distinta. “Ivan Serpa, o mais velho deles e até mesmo professor de Manuel, possui uma pesquisa que se transforma de acordo com o tempo - de abstração à figuração expressionista, sua obra tem um caráter camaleônico. Antonio Dias desenvolveu um trabalho em que mapas conceituais respondiam de maneira sutil à violência dessas décadas sob o governo militar. Já Antonio Manuel se valeu da utilização dos jornais como elemento poético em sua obra e refletiu mais explícita sobre a violência. Por fim, Rubens Gerchman e sua produção permeada de humor e de diálogo mais claro com a pop art criava narrativas urbanas que ainda fazem muito sentido para cidades movimentadas como o Rio de Janeiro e Niterói”.
Actualidad, 16 may de 2019
#loquehayquever en Brasil: Ai Weiwei y Paul Klee llegan al país por primera vez
Por Paula Alonso Poza
Entre las 15 exposiciones seleccionadas destacan las primeras muestras de Paul Klee y Ai Weiwei en Brasil. La primera es una colaboración con una entidad suiza; la segunda se suma a la gira ...
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España