Descripción de la Exposición
É com a maior satisfação que inauguramos no próximo dia 14 de Maio, 5ª feira, pelas 19h00, a exposição O Ocaso de um Fauve, com desenhos de André Derain.
Os mais de 30 desenhos apresentados nesta mostra são trabalhos feitos entre o fim da década de 20 e os últimos anos da 2ª Guerra; são, portanto, desenhos tardios na obra de Derain que foi, entre 1905 e 1910, um dos mais destacados pintores em Paris – o que, na altura, era sinónimo de dizer “no mundo” – ombreando com Matisse e Vlamink enquanto Fauve e com Picasso e Braque no arranque do Cubismo que cedo abandonou para se dedicar apaixonadamente às Artes Africana e da Oceania; no que foi, de resto, acompanhado por Picasso.
Para Derain, porém, esse era o único caminho possível o que se traduziu num recuo. Pelo contrário, para Picasso as Arts Premiers, que o apaixonavam, funcionaram como alavanca da sua arte.
Pouco tempo depois iniciava-se a Guerra de 14-18 que viria a traduzir-se, para Derain, num tão extenso quanto estéril intervalo na sua produção.
Os desenhos agora mostrados ilustram três temas marcantes entre todos os que foram tratados por Derain: os Nus, sempre sem qualquer preocupação de os embelezar, as Figuras de Teatro e, por fim, as tão importantes Alegorias, desde as Bacchanales às Baigneuses onde, sempre com o mesmo desprendimento quanto à elegância das personagens, os nus são retomados.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España