Exposición en Lisboa, Portugal

O nosso silêncio é um aviso. O nosso silêncio é sólido

Dónde:
Vera Cortês Art Agency [ESPACIO CERRADO] / Av. 24 de Julho, 54, 1º E / Lisboa, Portugal
Cuándo:
21 ene de 2012 - 03 mar de 2012
Inauguración:
21 ene de 2012
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Primera exposición individual del artista portugués en el espacio.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Nuno da Luz apresenta a sua primeira exposição individual na Vera Cortês - Agencia de Arte. O nosso silêncio é um aviso / O nosso silêncio é sólido é a frase que dá título ao conjunto de obras apresentadas e que as enquadra num projecto de carácter antropológico: o da compreensão auditiva do mundo, em toda a sua complexidade.

 

Na criação de relações entre sons e lugares é efectuado um trabalho a partir de referências sonoras, visuais e sensoriais que culminam numa espécie de tensão dialéctica entre a imaterialidade do som e a sua metamorfose em acontecimento espacial. Nuno da Luz recorre cuidadosamente a aparatos tecnológicos de captação/reprodução sonora e ao seu potencial expressivo, ... para estabelecer fissuras na distinção entre espaço interior e exterior, entre experiência do espaço expositivo e experiência quotidiana.

 

Qualquer registo sonoro implica um processo de transferência da experiência original para o registo dessa mesma experiência. Entre a dimensão efémera da experiência vivida e a relativa perenidade da gravação existe uma distância.

 

O desenvolvimento tecnológico parece mover-se no sentido de uma diminuição progressiva dessa mesma distância. Inversamente, o trabalho de Nuno da Luz recusa uma visão fascinada das potencialidades tecnológicas e procura zonas de falência nos dispositivos que utiliza. Gravar permite apreender/reproduzir/editar/ manipular a evanescência da experiência vivida, numa tentativa de controlo, de conquista daquilo que nos escapa.

 

A proposta de Nuno da Luz é outra: é a de que possamos abraçar a imponderabilidade, a de que usemos a improvisação como estratégia. Suspender o controlo, harmonizar contingências é conhecer a natureza das coisas. O nosso silêncio é um aviso / O nosso silêncio é sólido constitui-se a partir de um elogio à dimensão poética de todos os factores destabilizadores, sejam eles catástrofes ou pequenos acasos.

 

Sílvia Prudêncio

 

 

 

Nuno da Luz (Lisboa, 1984) Vive e trabalha em Berlim, Alemanha. Recentemente lançou o livro Zetetics: a Taxilogy of Pictorial Knowledge (ATLAS Projectos, Lisboa, 2011) e foi um dos seleccionado para o Prémio EDP Novos Artistas 2011. Em 2009, co-organizou o ciclo de exposições e eventos estados-gerais. Entre outras, participou nas colectivas Como proteger- -se do tigre:, XVI Bienal de Cerveira, V.N. Cerveira, e The Office, Kaiserpassage, Frankfurt a.M., ambas em 2011; in Sardegna tutto è tondo, Vera Cortês Art Agency, Lisboa, 2010; O Sol morre cedo, Pavilhão Branco, Lisboa, 2009; JENSEITS, enblanco, Berlim, 2009; História do Futuro, Arte Contempo, Lisboa, 2009; Eurásia, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa, 2008; e Antes que a Produção Cesse, Espaço Avenida, Lisboa, 2007. Desde 2007, é co-editor da ATLAS Projectos juntamente com André Romão e Gonçalo Sena, www.atlasprojectos.net.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
22 jul de 2024 - 31 ago de 2024

VETA by Fer Francés / Madrid, España

Formación
24 oct de 2024 - 25 oct de 2024

Centro Botín / Santander, Cantabria, España

Exposición Online
12 jun de 2024 - 31 jul de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones