Descripción de la Exposición
Artistas: Alex Cecchetti, Anastasia Ax & Lars Siltberg, Isabel Carvalho, Kovács/O'doherty, Loreto Martínez Troncoso, Maria Hassabi, Musa Paradisiaca, New Noveta, Vivo.
Primeira edição de um novo eixo de programação do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, intitulado "O Museu como Performance", e que consiste num programa de performances que acontecerá anualmente nos seus espaços.
Este programa vem reconhecer a importância crescente da performance na arte contemporânea e contribuir para sedimentar a história de Serralves enquanto museu pioneiro na transdisciplinaridade, caracterizado pelo constante cruzamento entre as artes visuais e as artes performativas, e pela presença regular de nomes aclamados internacionalmente nos domínios da dança, da performance e da música contemporâneas. O convite a artistas para ativarem os espaços do museu, também reflete o interesse de Serralves em trabalhar com artistas cujo trabalho responda ao seu contexto arquitetónico e ao seu entorno natural.
Este programa pretende ser um espelho da diversidade de perspetivas atuais sobre aquilo que a performance significa hoje - desde o trabalho sobre a linguagem, a exploração da relação com o teatro (através da atenção à palavra dita, mas também da incorporação de adereços), as ligações e tensões entre a ação física e o desenho ou a escultura, o questionamento da autonomia dos despojos de uma performance enquanto instalação e memória e a construção duracional de relações com o espaço arquitetónico e acústico.
"O Museu como Performance" é comissariado por Cristina Grande, Ricardo Nicolau e Pedro Rocha, respetivamente programadores de dança e performance, artes visuais e música do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
Exposición. El 19 sep de 2015 / Museu de Arte Contemporânea de Serralves / Oporto, Porto, Portugal
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España