Descripción de la Exposición
Na próxima sexta-feira, 11 de março, às 18h30 é inaugurada no Museu de Serralves a exposição O Livro da Sede, dos jovens artistas Mariana Caló (1984, Viana do Castelo) e Francisco Queimadela (1985, Coimbra). A exposição integra a série Projetos Contemporâneos e apresenta obras inéditas desta dupla de artistas.
Mariana Caló e Francisco Queimadela pertencem a uma recente geração de artistas portugueses que começou a atrair a atenção internacional. A sua obra abrange vídeo, filme de 8 e 16 mm, diaporama, pintura e design, em geral na forma de instalações de imagem em movimento, som e ambiente visual rigorosamente organizadas.
A instalação concebida para a exposição O Livro da Sede terá múltiplos canais de imagens visuais, de diaporama a filmes, vídeos e painéis de luz, e ainda um livro com pinturas de líquidos e diferentes modos de saciar a sede. Partindo de observações diárias em diversos locais e da encenação de determinados atos, os artistas estabelecem relações entre momentos de descoberta e encantamento, e reproduzem um paralelo entre sede e curiosidade enquanto instintos animais e vitais.
Projetos Contemporâneos é uma plataforma dinâmica para a apresentação de obras de artistas emergentes ou estabelecidos, que desenvolvem em diferentes disciplinas novas formas de arte relevantes para uma geração mais jovem. O programa, agora no seu terceiro ano, integra exposições, performance e intervenções multidisciplinares nos espaços do Museu e da Casa de Serralves.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España