Descripción de la Exposición
Árvore apresenta três das primeiras obras feitas por robots autónomos.
Realizadas em fevereiro de 2004 estas obras anunciam a emergência da Inteligência Artificial na arte, hoje bem visível nas novas aplicações como o ChatGPT ou as imagens geradas por texto.
Pioneiro da aplicação da robótica e da Inteligência Artificial na arte Leonel Moura tem apresentado a sua obra por todo o mundo. Recentemente, participou em exposições em Pequim e Paris, sendo um dos artistas convidados para inaugurar o novo Museu “Art Futures” que abrirá este Outono em Riyadh.
Nesta exposição, para além de esculturas de grande dimensão, realizadas em impressão 3D na Movecho, e enormes pinturas feitas em Pequim, da coleção da Fundação Ullens, será apresentado o novo robot, intitulado ARS, resultado de uma parceria entre o artista e o INESC-TEC do Porto.
Este robot, para além de mais robusto e inteligente do que os anteriores, tem ainda a particularidade de emitir para a Internet o que vê através de uma câmara vídeo. Deste modo, a evolução da pintura pode ser observada em qualquer parte do globo.
O novo robot ARS é apresentado na Árvore esta sexta-feira, pelas 17:00 horas.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España