Descripción de la Exposición
O Grupo Fidelidade inaugura a primeira exposição em Portugal do fotógrafo Yang Yankang, que tem como curador João Miguel Barros.
Dedicada ao tema “O Espelho da Alma”, a mostra inclui 40 imagens a preto e branco recolhidas ao longo de 10 anos, que refletem a espiritualidade da vida religiosa do Tibete.
Partilhando em fotografia a forma como um povo vive a natureza e a fé, “Espelho da Alma” capturou diferentes momentos da vida quotidiana no Tibete, registando a sua tranquilidade e calma.
O artista Yang Yankang passou 10 anos no Tibete a recolher imagens, que deram origem ao livro “The Reflection of Soul” e que inspirou a exposição que inaugura agora em Lisboa. Segundo o artista, as suas fotografias “focam-se mais na espiritualidade da vida religiosa; é uma forma de fotografia espiritual”.
Para a sua obra, utilizou filmes tradicionais e a máquina fotográfica Leica, misturando-se na vida das pessoas para registar e capturar os melhores momentos. O artista recorreu à fotografia a preto e branco para expressar com precisão a relação da natureza com a fé religiosa, sem estar sujeito à interferência das cores e de forma a captar imagens tradicionais e clássicas, mas que melhor reflitam a realidade.
A exposição “O Espelho da Alma, de entrada gratuita, está patente no Espaço Chiado8 (Largo do Chiado, n.º 8, em Lisboa), até ao dia 4 de maio, nos dias úteis, das 12h00 às 20h00.
Sobre o fotógrafo Yang Yankang
Considerado um dos fotógrafos mais influentes em 2010, Yang Yankang nasceu na China, na Província de Guizhou. Trabalha como fotógrafo freelance e é fotógrafo contratado no Workshops VU, em França. Expôs a mostra de fotografia “Tibete” na sede da Leica, Wetzlar, na Alemanha, em 2013 e esteve presente na Bienal de Fotografia em Pequim, no mesmo ano, e na Quatro Dimensões - Exposição Fotográfica Contemporânea da China Continental, Hong Kong, Macau e Taiwan, em Hong Kong, em 2010.
Yang Yankang é um fotógrafo conceituado, que tem sido distinguido com diversos prémios, destacando-se a atribuição da Coleção de Prémios Xu Xiaobing, em 2012, o Prémio de Fotografia HENRI NANNEN PREIS 2009 para Budismo Tibetano, na Alemanha, em 2009, e o reconhecimento como o Fotógrafo Chinês Mais Influente pela revista chinesa Amigos da Fotografia, em 2002.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España