Descripción de la Exposición
Em "O espaço entre eu e você"*, Marcelo Cidade apresenta novos trabalhos que lidam – visual e conceitualmente – com a delinquência de pessoas físicas e dos poderes constituídos. Em sua obra, Cidade investiga a formação da urbe, seu fluxo de controle, e o constante embate entre o público e privado.
As cinco novas séries apresentadas por Cidade trazem para o espaço da arte conflitos sociais e códigos da rua organizados dentro de lógica do grid. Como escreveu Rosalind Krauss em Grids, de 1979, “o grid anuncia, entre outras coisas, a vontade de silenciar da arte moderna, a sua hostilidade à literatura, à narrativa, ao discurso”. Uma das chaves na obra de Cidade é a revisão da formação do Brasil moderno, suas promessas desenvolvimentistas e o consequente cenário de miséria e disparidade social que se estabeleceram até hoje.
O olhar sobre o ideal moderno, e de suas ruínas, proposto por Cidade, caracteriza a Geração 2000, da qual ele é um dos protagonistas. Cidade recorre a materiais ligados à construção e ao dejeto civil na elaboração de suas obras, invertendo o valor a eles atrelado. Ao dar lugar a determinado material banal, Cidade o torna singular, notável.
As obras de O espaço entre eu e você acontecem na dicotomia entre o dentro e fora, o incluído e o excluído, o acima e o abaixo, que o título de um dos trabalhos apresentados, O eterno jogo dos opostos, deixa ver.
--------------
* o título da exposição traz um erro gramatical proposital, invertendo o uso do objeto indireto mim, pelo sujeito eu, uma decisão que sobrepõe o caráter personalista em detrimento da correção gramatical.
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España