Descripción de la Exposición
Perve Galeria anuncia a primeira exposição individual do artista hispano-americano, Javier Félix, em Lisboa
Dia 9 de dezembro inaugura a primeira exposição individual em Portugal de Javier Félix - «O (des)Organismo e a Sombra». A exposição do artista hispano-americano estará patente na Perve Galeria, em Alfama, no centro histórico de Lisboa, na Rua das Escolas Gerais n.º 17 e 19, de 9 de dezembro 2021 a 22 de janeiro 2022.
A mostra, com curadoria de Carlos Cabral Nunes, inaugura a dia 9 de dezembro, com horário prolongado das 14h às 20h, permitindo maior espaçamento temporal do afluxo de visitantes sendo possível marcar presença na inauguração através do email galeria@pervegaleria.eu ou através do contacto telefónico +351 912 521 450. Javier Félix viajará até Lisboa para estar presente na inauguração.
A exposição reúne mais de oitenta obras do artista, com especial destaque na sua produção desenvolvida ao longo dos últimos três anos, período reflexivo da pluralidade da obra de Javier Félix. Abrangendo diversos suportes e técnicas, entre o desenho e a pintura, até à escultura e instalação, a essência do seu trabalho artístico é o corpo humano, por vezes sugerido, como um fragmento ou metamorfoseado: entre o campo sensível e a experimentação plástica.
«O (des)Organismo e a Sombra» é o culminar do trabalho desenvolvido por Javier Félix desde 2018 com a Perve Galeria. Desde então, tem estado presente em vários países, feiras de arte e exposições, tendo vindo a ser aclamado pela crítica. Relembramos que mais recentemente Javier Félix integrou o Ciclo de Celebração do Centenário de Cruzeiro Seixas, em que, ao longo de um ano, criou individualmente e em colaboração com os artistas Ivan Villalobos (1975, Chile) e Ivo Bassanti (1979, Portugal), obras de tributo ao mestre surrealista. A obra de Javier Félix esteve em exibição em importantes exposições e feiras de arte, entre Lisboa, Madrid, Londres e Bilbao. Inseridas no Ciclo de Celebração do Centenário de Cruzeiro Seixas, esteve presente nas seguintes exposições: «Ante.Visão», na Galeria de Santa Maria Maior e «Uma Outra Forma de Ar(te), na Casa da Liberdade - Mário Cesariny. Internacionalmente, o artista homenageou o mestre surrealista em relevantes feiras de arte internacionais, nomeadamente na Drawing Room e JustMad, ambas em Madrid, onde realizou obras in situ e, mais recentemente, na FIG Bilbao 2021, importante certame no país Basco que terminou no passado domingo, dia 27 de novembro e assinalou o seu 10.º aniversário com uma secção intitulada Focus Portugal, que contou com o apoio da embaixada de Portugal em Espanha e a participação de um conjunto significativo de galerias nacionais, entre as quais a Perve que aí desenvolveu um projeto que colocou em diálogo 3 artistas ibero-americanos em torno da obra de Cruzeiro Seixas.
Biografia do autor:
Javier Félix nasceu em Bogotá em 1976, vive à mais de 15 anos em Espanha, tendo agora dupla nacionalidade. Com formação em Belas Artes realizada entre a Colômbia, Itália, EUA e Espanha, o seu trabalho artístico é «ao mesmo tempo, um campo sensível e um campo de experimentação plástica». Através da figuração estabelece diálogos e conversas com elementos díspares e, em alguns casos, realidades polares. Nessas mesmas interseções, ocorrem misturas e sincretismos estéticos e conceituais (e, muitas vezes, interculturais). O artista dedica especial interesse ao trajeto entre o gráfico, o pictórico e o escultural: à interação das três e das duas dimensões no mesmo corpo da obra. A arte gráfica e a fotografia, desempenham, muitas vezes, um papel central no jogo da ausência e presença do objeto, embora a maioria dos seus trabalhos tenham por base a mistura de uma ou mais técnicas. Javier Félix Presta especial atenção à oscilação entre o gráfico, o pictórico e o escultórico, ao jogo de tridimensionalidade e bidimensionalidade.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España