Descripción de la Exposición
Os grandes pioneiros do design moderno brasileiro utilizavam a madeira como principal matéria-prima na criação de seus móveis. Sergio Rodrigues, José Zanine Caldas e Joaquim Tenreiro foram buscar, principalmente na madeira, o melhor atalho para a criação de um projeto original com identidade brasileira. A inspiração e o fascínio pela madeira no Brasil passam pelas tradições indígenas na produção de utensílios, pelo uso europeu desse material no mobiliário, mas, sobretudo, pela farta oferta de todo tipo de madeira no Brasil, país que tem nome de árvore. Com o surgimento no país de uma busca pela brasilidade, estimulada pelo movimento modernista, os criadores começaram a trabalhar no sentido de produzir móveis que se adaptassem ao clima tropical e ao modo de vida dos brasileiros.
Ao longo do tempo, muitos arquitetos e designers brasileiros também elegeram a madeira como protagonista de suas criações. Entretanto, a utilização da matéria-prima que vem das nossas florestas, muitas vezes vilipendiadas e destruídas, foi se tornando objeto de preocupação entre designers que se dedicam ao uso sustentável da madeira. A produção responsável, a reutilização de materiais de demolição, a preocupação em evitar o desperdício, as técnicas usadas na fabricação que garantem uma longa durabilidade fazem do bom desenho uma forma de preservação da madeira.
Tema central desta mostra, a madeira reúne produtos criados por designers do Rio de Janeiro que usam a matéria de forma criativa e inovadora, conscientes do compromisso com seu uso sustentável. Assim, celebramos os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e o apoio do MAM-RJ ao design brasileiro.
A mostra é uma homenagem à matéria-prima que contribuiu para consolidar a brasilidade do nosso design, mas também, ao ofício que leva novos e veteranos designers do Rio de Janeiro a criarem objetos e móveis de alta qualidade estética e funcional. Celebramos ainda a memória de três mestres que abriram caminho para a o design brasileiro contemporâneo.
Participam da exposição os designers Aida Boal, Antônio Bernardo, Bernardo do Amaral, Bernardo Senna, Carlos Simas, Eduardo Baroni, Fernando Mendes, Felipe Bardy e Bernardo Sodré, Guto Índio da Costa, Henrique Meyrelles, Hugo Galindo e Luiz Eduardo Rocha, Ignez Ferraz, Ivan Rezende, Izabella Suzart, Leonardo Carneiro, Lia Siqueira, Gustavo Bittencourt, Leonardo Lattavo e Pedro Moog, Mariana Betting Ferrarezi e Roberto Hercowitz, Ricardo Graham, Roberto Bernardo, Rodrigo Calixto, Thomaz Brasil, Zanini de Zanine,
Tulio Mariante
Curador
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España