Descripción de la Exposición
O ARTISTA
HÉLIO VANNUCCHI nasceu em Itajú, interior de São Paulo em maio de 42.
Médico e professor universitário, dedica-se as artes e cultura, em paralelo às atividades desenvolvidas junto à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Foi empossado em 2004 à Cadeira 14 da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto.
Tem realizado exposições individuais a partir dos anos 90, e participado de inúmeras exposições coletivas tanto no circuito universitário, quanto em mostras e salões de arte em Ribeirão Preto, Araraquara, Brodowski, Catanduva, Vinhedo, Araras e Rio Claro.
Em 2009 obteve primeiro lugar em escultura e segundo lugar em pintura na Mostra Internacional do Projeto Cultural Sur. Em 2011 expôs em Paris no Salon des Artistes Indépendants, Le Grand Palais, e le Salon de la Société Nationale des Beaux-arts, no Carrousel du Louvre. Em 2016 obteve menção honrosa no Salão Nacional de Arte Contemporânea de Araras.
Hélio Vannucchi, iniciou essa atividade artística, com a orientação de David Patrício de Almeida Santos, com as primeiras lições em 1968, em Araraquara, onde aprendeu desde o desenho até a preparar uma tela com alvaiade. Na sequência frequentou, por dois anos seguidos, os cursos de verão no Community Center de Richmond na San Francisco Bay Area, durante um estágio profissional nos Estados Unidos. No retorno concluiu algumas aulas de pintura em Ribeirão Preto. A partir de então, foi aprimorando, por mais de 30 anos, suas técnicas e avançando na sua liberdade de expressão, através da observação da produção artística nos principais museus do mundo em viagens a trabalho ou passeio.
A paixão de Vannucchi pelas Cores, é inequívoca, seja pela iluminação em si, seja pela forma subjetiva de interpretar as coisas desse mundo, numa ótica única, que evolui com o passar do tempo, sem perder um estilo próprio de características figurativas e recheadas de intensa matização colorida.
A EXPOSIÇÃO
Hélio Vannucchi, dentre as ricas e variadas coleções de sua trajetória artística, escolheu obras, significativas, de 5 séries que bem definem sua identidade como Artista Plástico, são elas:
1. Série “Comedores”
2. Série “CID 10”
3. Série “Natureza Morta”
4. Série “Outras Obras”
5. Série “Origem da Vida” de esculturas
Todas as Séries de Hélio contam com uma análise criteriosa sobre as sensações e inspirações que o levaram a cria-la, sem no entanto, tirar do espectador a possibilidade de novas leituras sobre o mesmo trabalho.
O LIVRO
Ao longo de mais de 40 anos, Hélio Vannucchi, ao aliar suas contribuições científicas como pesquisador na área de nutrição clínica e as experiências como artista plástico, sua produção de arte influenciou filhos e amigos, o que resultou na criação do opúsculo que é a edição do livro “O Comedor de Cores” que representa uma decisão familiar de mostrar este legado.
A esposa Dra. Terezinha e os filhos Andréa, Daniel, Camila e Paulo, de Hélio, participaram ativamente deste empreendimento cultural, cada um com a sua “expertise” e o resultado agora é esta obra que estará junto a exposição.
Um Livro de Arte, por sua configuração ilustrada, bem diagramada, com fotos de excelente resolução e impressão, complementado porém, por um quase diário de vida, onde sensações, emoções e muita observação, aparecem com realidade e sensibilidade, numa quase auto avaliação, que permitiu a Hélio Vannucchi, colocar-se, sem inibição, como o binômio Médico-Artista, citando pensadores que acreditavam que “a Ciência deve se aproximar da população por meio da Arte”, entre tantas outras contribuições intelectuais ali contidas, em textos, referencias e notas do Autor.
“Minha mais adequada apresentação de Hélio Vannucchi é que ele é um fiel representante da Terceira Cultura em pleno século XXI” por Sergio Mascarenhas, Academia Brasileira de Ciências, em seu texto na pág. 21.
APRESENTAÇÃO MUSICAL
Dentre tantos outros que aqui estarão com ele, dois amigos de Hélio Vannucchi, vindos especialmente do Rio de Janeiro, para esse dia: os cantores líricos, Fernando Portari, considerado um dos mais importantes Tenores da atualidade no Brasil, e a Mezzo Soprano Carla Rizzi, irão apresentar o Prelúdio das Bachianas Brasileiras número 05 de Vila Lobos, mais uma vez propiciando encontros raros e inusitados, entre a Ciência e a Arte.
O ESPACIO URUGUAY
O Espacio Uruguay São Paulo, é o 1º espaço de Artes e Negócios, dedicado à arte contemporânea, com foco em novos talentos e trabalhos novos!!!
Como incentivador da produção artística atual, o Espacio Uruguay reúne num só local, Executivos dos mais variados segmentos e origens, para suas atividades de negócios, e uma impactante renovação e dinamização no mercado de arte do Brasil.
Dois públicos tão distintos se complementam na ação de conhecer e ser conhecido. Com propostas variadas e ousadas, de Artistas da nova geração, ou novos olhares dos Artistas consagrados, o Espacio Uruguay tornou-se um ponto de encontro da arte contemporânea, aliado as facilidades tecnológicas que proporciona ao público corporativo, que aqui desenvolve suas atividades com todas as facilidades necessárias, disfrutando também de um ambiente acolhedor de bom gosto e indicador de tendências em estilo, design, mobiliário, artes plásticas e cultura em geral.
Visando oferecer um dia a dia mais leve e criativo, acreditamos que transparência e informação democratizam o acesso à arte. O Espacio Uruguay dispõem de todos os elementos sobre a obra que quer apreciar ou ter na sua coleção, na sua casa, na sua vida. Aqui os dois mundos que se fundem, o da Arte e o dos Negócios, convivem em harmonia, ganham em qualidade, e agregam-se valor, mutuamente.
Exposición. 02 ene de 2025 - 07 ene de 2025 / Espacio en Blanco / Madrid, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España