Descripción de la Exposición
Uma exposição com obras de arte na temática Violência Contra a Mulher, com o objetivo de atrair a atenção da sociedade civil e autoridades para esse problema, ainda tão presente em nosso cotidiano!!!
Ainda nos dias de hoje, uma em cada três mulheres no mundo, em algum momento da sua vida, sofre algum tipo de violência, segundo Phumzile Mlambo-Ngcuka, Subsecretária Geral das Nações Unidas e Diretora Executiva da ONU Mulheres.
E no Brasil a situação não é diferente, no ano de 2015 em comparação com 2014 houve um aumento de 44,74% no número de relatos de violência; de 325% de cárcere privado (média de 11,8/dia); de 129% nos casos de violência sexual (média de 9,53/dia) e de 151% no tráfico de pessoas (média de 29/mês), conforme o Balanço 2015 do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher (SPM, 2016).
São considerados violência contra a mulher: assédio, exploração sexual, estupro, tortura, violência psicológica, agressões por parceiros ou familiares, perseguição, feminicídio.
A violência contra a mulher é recorrente e presente na sociedade, desde os primórdios, sendo estas, graves violações aos direitos humanos e crimes hediondos.
É importante lembrar que a cultura é quem cria parâmetros para definir e delimitar o espaço para homens e mulheres na sociedade, sendo, portanto, a cultura que define o que é aceitável ou não com relação a violência. Mas mesmo nos dias de hoje, onde a informação está muito mais acessível, ainda nos deparamos com pré-conceitos onde se culpa a mulher pela violência sofrida.
Daí essa exposição O CHORO DAS INOCENTES reunir diferentes artistas, engajados ao tema, com técnicas e estilos de trabalhos diferentes, dentro de uma mesma temática, sendo que a maioria das obras foi produzida especialmente para essa mostra, são eles: Alvaro Azzan, Balu, Beatriz Freire, Camilla Nascimento, Djalma Barros Gonçalves, Eliane Ferreira Amorin, Fabiano Carriero, Fabio Barella, Ida Zami, Iolanda Cimino, Iran Paulo, Karla Mattos, Mãe Bahia, Maiara Fiorito Faraco, Marta Rosa, Nale Simionatto, Paulo Duarte, Regis Almeida, Renata Sparapan, Renato Stegun, Rita Caruzzo, Rosy Jesus Vaz, Sandra Veiga, Simone Scorsato, Sonia Bogaz
Exposición. 19 oct de 2017 - 17 nov de 2017 / Espacio Uruguay / São Paulo, Sao Paulo, Brasil