Descripción de la Exposición
Havia na origem uma pretensão embutida no ato fotográfico, qual seja a de instituir uma estase completa do mundo. Congelar em imagens o fluxo das coisas e dos acontecimentos, tendo atributos, propriedades, sentidos e personalidades capturados tanto quanto a “alma” do momento e de forma mais ampla o Zeitgeist, um amálgama de movimento e “espírito” da época ou do tempo vivido por trás do simples ato, gesto, situação. Desnudar o mundo em seus interstícios parecia a melhor forma de compreendê-lo de imediato. Ao olhar, mais do que intuir, conhecer de fato, por completo.
Às incompletudes que foram se apresentando na relação com as fotografias (e outras formas de imagens “fixas” indiciais), sobrevieram algumas soluções como a potencialização estética, a serialização documental obsessiva e a adição artificial do movimento, esta chamada nos primórdios de vistas animadas, fotodrama ou, na designação final, cinema. O mundo não se contentou com a sugestão benjaminiana de que fotografias são simplesmente um ponto de partida (e não de chegada) na relação com os mortos. São uma evocação, e não uma explicação.
Insistindo nas verdades, na proposição psicanalítica, surgida também no fim do século XIX, as superfícies visuais, como qualquer manifestação artística, teriam debaixo de si camadas mais recônditas. Seria preciso recolher e interpretar os sinais, ou sintomas, ou signos, que dessem acesso ao impulso, desejo ou pensamento original, que revelassem o mistério da existência de cada um de nós. As imagens viraram matéria-prima para a tentativa de compreensão dos momentos vividos.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España