Descripción de la Exposición
A instalação fotográfica “O Casulo” reúne 34 imagens que levam o público a paisagens inesperadas, surpreendentes e belas. A mostra é o resultado do trabalho do fotógrafo Ricardo Siqueira e geólogo de formação que percorreu cerca de 6.000 km de estradas em 180 dias, descendo a até 181 metros abaixo da superfície em 31 cavernas espalhadas pelo país.
Fotografias que formam o imaginário brasileiro sobre a natureza e seus espaços singulares. Ao explorar o fascinante e ainda desconhecido universo das cavernas no Brasil é impossível ficar indiferente. Contemplar ambientes onde não existe uma única corrente de ar e uma gota d’água cai por milênios em cima da mesma posição é um exercício de abstração de todos os paradigmas que cercam nosso cotidiano. A formação desses ambientes envolve dimensões de tempo e espaço que pouca gente consegue imaginar.
À entrada da exposição, intrigantes imagens de grande formato preparam o visitante para a sala seguinte com pouca iluminação, onde ele próprio escolhe o caminho a percorrer com a utilização de uma lanterna. Cercada por fotografias, um enigmático casulo, cuja abertura lateral permite a entrada do visitante em seu interior, onde outras fotografias remetem a uma reflexão sobre quem somos. Essa grande esfera centralizada simboliza ao mesmo tempo a própria busca sobre o significado da existência humana e o centro da Terra.
Desde 1995, Ricardo Siqueira dedica-se a projetos audiovisuais, exposições e publicação de livros de arte, atingindo a marca dos 56.000 exemplares vendidos, pautados exclusivamente em suas fotografias. Com um rico acervo de imagens e transitando por temas diversos, como estradas, igrejas, pontes, faróis, cachoeiras e cavernas, editou 13 livros. São obras que possuem um rigor estético forte com um tratamento personalíssimo para cada página publicada. Pode-se dizer que é uma espécie de editor artesanal.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España