Inicio » Agenda de Arte

Novo Banco Revelação 2017: Tiago Madaleno

Exposición / Museu de Arte Contemporânea de Serralves / Rua D. João de Castro, 210 / Oporto, Porto, Portugal
Ver mapa


Cuándo:
17 oct de 2017 - 07 ene de 2018

Inauguración:
17 oct de 2017 / 22:00

Organizada por:
Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Artistas participantes:
Tiago Madaleno

ENLACES OFICIALES
Web 
Etiquetas
Video arte  Video arte en Porto 

       


Descripción de la Exposición

O Museu de Serralves e o NOVO BANCO apresentam a partir de 17 de outubro uma exposição de trabalhos inéditos do jovem artista Tiago Madaleno, vencedor da edição de 2017 do Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO. Este prémio é uma iniciativa do NOVO BANCO e da Fundação de Serralves, que já distinguiu mais de quatro dezenas de artistas e tem como objetivo incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, até 30 anos, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os artistas que recorram ao meio da fotografia. Tiago Madaleno nasceu na cidade de Vila Nova de Gaia em 1992 e licenciou-se em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto entre 2010 e 2014. Realizou mestrado em pintura na mesma Faculdade entre 2014-2016. O júri desta edição do Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO foi presidido por João Ribas, diretor adjunto e curador sénior do Museu de Serralves e constituído por Andrea Lissoni, curador de vídeo e fotografia da Tate Modern, em Londres; Alessio Antoniolli, diretor da Gasworks & Triangle Network, Londres; Ricardo Nicolau, adjunto da direção e curador do Museu de Serralves e Filipa Loureiro, curadora do Museu de Serralves. O vencedor foi escolhido de entre quatro finalistas, de que também faziam parte os artistas Ana Barata Martins, Diogo Bolota e Henrique Loja. Os quatro finalistas utilizam o suporte fotográfico e interrogam-no nos seus sentidos e possibilidades na arte contemporânea. Com o projeto que apresentou ao júri, Tiago Madaleno propõe-se refletir acerca da relação entre a fotografia e a temporalidade, invocando a presença do corpo no processo de produção das imagens. Recorrendo a uma instalação com diversos dispositivos que exploram o uso desviado do vocabulário fotográfico, Clepsidra(assim se chama o projeto de Madaleno) questiona as condições de visibilidade da fotografia, nomeadamente os processos utilizados para a produzir e o recurso ao índice como ferramenta de trabalho. CATÁLOGO COM PROJETOS DOS 4 FINALISTAS: O catálogo da edição de 2017 do Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO, a lançar no dia da inauguração da exposição, documenta os projetos dos quatro artistas finalistas, não só os projetos que apresentaram a concurso como também trabalhos anteriores e/ou em curso. Revelando práticas distintas que se cruzam com a escultura, o desenho, a instalação ou a performance, Tiago Madaleno, Ana Barata Martins, Diogo Bolota e Henrique Loja coincidem na afirmação da vitalidade da fotografia e do lugar central que ela ocupa na prática artística dos nossos dias, como o demonstram as entrevistas escritas em resposta a questões propostas por Ricardo Nicolau, adjunto da direção do Museu e membro do júri.


Imágenes de la Exposición
Tiago Madaleno, “Pernas”, slide a preto e branco, dimensões variáveis, 2016 — Cortesía de Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Entrada actualizada el el 16 oct de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Noticias relacionadas

Actualidad, 05 nov de 2017

#loquehayquever en Portugal: Grada Kilomba expone por primera vez en su país natal de la mano del MAAT

Por Paula Alonso Poza

La artista lisboeta, que reside en Berlín, se estrena en Portugal por partida doble inaugurando sendas muestras en el MAAT y las Galerias Municipais. 

Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 nov de 2024 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Darse la mano. Escultura y color en el Siglo de Oro

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Hito Steyerl. Tiempos líquidos, tiempos feudales

Ver cursos propuestos en España