Descripción de la Exposición
A exposição "NÓS" diz de entrelaces, vínculos e da pluralização do eu em nós. Também sobre situações mal resolvidas, não-ditos e incômodos. Reconhecer as relações entre as comunidades asiáticas, no âmbito coletivo e individual, e em sua diversidade cultural, nos implica na necessidade de um olhar que evite a exotificação e produção de estereótipos, no qual o eu e o outro não sejam incisivamente apartados.
Os fenótipos e expectativas sociais que nos acompanham mediam a relação dos outros conosco, e a de nós com o mundo. Entender a simbiose entre o indivíduo e sua corporeidade social torna necessário que resgatemos nossos lugares étnico-identitários como estratégia de politizar nossas vivências e romper com hierarquias sociais sedimentadas sobre a opressão de muitos e o privilégio de poucos.
Foi neste contexto que Alex Tso, filho de imigrantes chineses, Juily Manghirmalani, filha de imigrantes indianos, e Allan Yzumizawa, de família japonesa e ainu, se juntaram para pensar a exposição “NÓS” como expressão de uma experiência asiático-brasileira multifacetada e plural.
Com a presença de mais de 35 artistas, buscamos fortalecer posturas de acolhida e partilha e a alteridade como estratégia política na construção de um futuro comunitário que não seja dado pela cristalização da produção artística de uma identidade étnico-racial específica, mas sim, que impliquem todes, no fim, e de maneira incontornável, à conclusão de que é pelo reconhecimento das diferenças o único caminho para uma luta unificada.
Alex Tso
Juily Manghirmalani
Allan Yzumisawa
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 16 nov de 2024 - 17 nov de 2024 / Bizkaia Aretoa / Bilbao, Vizcaya, España
La mirada feminista. Perspectivas feministas en las producciones artísticas y las teorías del arte