Descripción de la Exposición
A segunda edição da exposição Noroeste-Sudeste reúne trabalhos e projetos de 12 autores que colocam o desenho no centro da sua prática: um amplo espectro de abordagens ao desenho que revela a sua contínua atualidade na arte contemporânea, a sua relação com a história e a retórica das imagens. Conscientes da impossibilidade de definir e usar o desenho num único sentido, estes autores questionam o que pode ser o desenho para a sua geração; como dialoga com as diferentes artes e como constrói e altera a perceção de si próprios e do mundo.
Noroeste-Sudeste é também uma linha imaginária entre dois pontos cartográficos: a linha que, no mapa, liga a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto ao Lugar do Desenho, na Fundação Júlio Resende. Mas este movimento oblíquo é mais do que uma mera referência geográfica. Ao desviar-se dos principais pontos cardeais, a exposição quer construir um espaço para o desenho que se situa fora das definições mais estáveis e das ideias preconcebidas sobre o que deve ser o desenho.
Para os autores de Noroeste-Sudeste, o desenho é um valor de uso — que adquire sentidos diferentes de cada vez que é usado — não uma autografia. Isto justifica em parte as mudanças que ocorrem no interior da sua prática, a sua capacidade em oscilar entre linguagens e meios ou, por vezes, a sua recusa de um estilo. Desenhar enquanto prática essencialmente contestada, aberta a usos, meios e intenções que se contradizem, sem se anularem: este é o movimento oblíquo que a exposição, pelo seu seu segundo ano, pretende percorrer.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España