Descripción de la Exposición
No reino da foda (1964-1987) empresta o título de uma das primeiras séries de desenhos de Cildo Meireles, realizada aos dezessete anos de idade. Conhecido sobretudo por suas instalações, objetos e inserções de cunho conceitual, Cildo manteve uma intensa produção de desenhos e pinturas sobre papel durante o período contemplado pela exposição; período esse que coincide com os “anos de chumbo” da ditadura militar no Brasil e com os anos de transição para a democracia. A exposição reúne dois exemplares da série No reino da foda (1965); um conjunto de obras figurativas das décadas de 1970 e 1980 em que personagens grotescos aparecem em cenas carregadas de violência e erotismo; além de obras em que o artista aborda simultaneamente a questão do espaço euclidiano e da figuração.
Segundo Ricardo Sardenberg, “Raramente vistos, esses desenhos/ pinturas enfatizam o aspecto onírico-erótico da obra do artista, além do seu pendor em usar a velocidade e a urgência do desenho para criar uma das crônicas político-policial mais incisivas do período da ditadura militar. Entendo também que os desenhos marcam todas aquelas obras às quais associamos Cildo, principalmente as instalações. O que é o Desvio para o vermelho, sua instalação inaugural, se não uma imagem tridimensional e realista que retrata o conforto material da classe média branca urbana que ascendia no Brasil nos anos 1960 e 1970 impregnada por uma carga erótica de morte? Cildo Meireles de certa forma caminhou por cima do Portinari e do modernismo para chegar em Lygia Clark. E as instalações, em sua maioria, apresentam uma imagem do mundo contemporâneo e da história colonial, como se o artista estivesse em permanente estado de vigília.”
Ricardo Sardenberg é curador, sócio-fundador do Projeto Vênus e representante da Art Basel no Brasil.
Sobre o artista:
Cildo Meireles (Rio de Janeiro, 1948) vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Em 2019, o Sesc Pompeia (São Paulo, Brasil) dedicou ao artista sua maior retrospectiva na América Latina. A obra de Meireles foi exposta no mundo todo, incluindo as 37ª, 50ª, 51ª e 53ª Bienais de Veneza; as 16ª, 20ª, 24ª e 29ª Bienais de São Paulo; as 6ª e 8ª Bienais de Istambul; as 1ª e 6ª Bienais do Mercosul; o Festival Internacional de Arte de Lofoten, Noruega; a Bienal de Liverpool de 2004, e a Documenta de Kassel, em 1992 e 2002.
Em 2013-2014 foi organizada uma retrospectiva que foi apresentada nos museus: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha; Museu de Arte Contemporânea da Fundação Serralves, Porto, Portugal e HangarBicocca, Milão, Itália. Em 2009, a Tate Modern apresentou uma exposição retrospectiva de seu trabalho.
Dentre as coleções públicas que possuem seu trabalho estão: MOMA - The Museum of Modern Art, EUA; Tate Collection, Inglaterra; SMAK Stedelijk Museum voor Actuele Kunst, Gent, Bélgica; CACI Centro de Arte Contemporânea Inhotim, Brumadinho, Brasil; Museu de Arte Contemporanea de Niterói, Brasil; 21st Century Museum of Contemporary Art, Japão; Fundação Serralves, Portugal; MACBA Museu d’ Art Contemporani de Barcelona, Espanha; CGAC Centro Galego de Arte Contemporánea, Espanha; Daros Latinamerica, Suíça; LACMA Los Angeles County Museum of Art, EUA; Blanton Museum of Art, EUA.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España