Descripción de la Exposición
Composta por esculturas, pinturas e arte têxtil, a Curadora Maria dos Anjos Oliveira apresenta um Projeto elaborado em conjunto com 10 artistas plásticos consagrados, demonstrando o Absoluto e o Eterno nas Artes Plásticas:
Sobre os Artistas
Alexandre Luiz Artista visual, a beleza, força, encantos e a magia da natureza predominam em seus temas. Na busca de aprimorar cada vez mais seu trabalho, realiza pesquisas de campo. Tem por hábito viajar para locais em que haja florestas onde a natureza encontra-se mais preservada: Acre, Rondônia, Amazonas, Goiás, Tocantins, Mata Atlântica... É notório, o quanto esses locais trazem uma dimensão não só perceptual, mas também concreta da riqueza da flora, fauna brasileira. Diante desse panorama é que atualmente busca inspirações e retrata em suas telas, de grandes dimensões, a natureza como ela é.
Ana Godoy “Em palavras, o que tento mostrar em minha obra é o seguinte: “Tudo que existe passa por sucessivas transformações, e quando esta existência deixa de se apresentar da forma como a conhecemos, ela apenas passa a existir de uma outra forma, que por vezes não reconhecemos”.
Ana Goldberger "Em minhas obras, apesar da grande referência à figuração feita pelo desenho marcado, o interesse principal é a cor, é ela a principal
personagem que ocupa os espaços e torna a pintura tão presente."
Euzania Andrade Busca inspiração no mundo a sua volta. Seu olhar se volta principalmente para o ser humano que habita esta terra.
E tem como referencia uma frase do poeta alemão Holderlin – “Poeticamente, homem habita esta terra”. São observados por sua estranhez, diferença, tudo enfim...a dor, o amor, o silencio de dois corpos....o mistério..
Fatima Marinho “Do Latim INFINÍTU, equilíbrio dinâmico entre o físico e o espiritual, a eternidade, o sagrado, a divindade, a evolução, o amor ! Ritmo ETERNO...”
Mauro Soares Em suas pinturas, trabalha com acrílico sobre tela há mais de quarenta anos, tendo desenvolvido há mais de vinte sua técnica exclusiva de camadas de riscos sobrepostas chamada por ele de “maurilismo”, onde as tintas não se misturam na pintura, deixando isto a cargo da vista do espectador. Técnica esta baseada na separação de cor (CMYK) e no estudo da Cor Inexistente de Israel Pedrosa (1967), onde a cor percebida é pura ilusão de ótica criada por olhares atentos ao seu trabalho. Cada tela sua tem em média mais de cento e cinquenta mil riscos por metro quadrado, pintados um a um em até vinte e poucas camadas de tintas sobrepostas, trazendo um resultado de uma textura ímpar que deve ser percebido de perto e ao longe.
Olivia Carnevale “O desenho é a sinceridade na arte. Não há possibilidade de mentir. Ou é belo ou é feio.”
Com estas palavras de Salvador Dali está resumida a essência da pesquisa de Olivia Carnevale. A artista de São Paulo dedicou sua vida ao estudo, à pesquisa e ao aperfeiçoamento da pintura atingindo resultados sublimes que fazem dela Mestra muita conhecida: uma artista de outros tempos.
Shoker Hoje dedica-se exclusivamente às artes plásticas. Sua linguagem esta intimamente ligada a sua origem – zona leste de São Paulo -. possui alguns estilos distintos e aplica em diversas superfícies como papel, tela, gesso etc. Está série acrílica sobre tela chama-se "Love cats".
Thamar Bortoletto “Trabalha com tecidos e com a técnica do patchwork para construir um imaginário muito pessoal. Cores e formas interagem rumo a um saber caracterizado pela imanência do feminino e pela existência de composições em que cada elemento tem o seu lugar". Oscar D'Ambrósio
Vania Coutinho ''Balões IV", assim como as demais obras dessa temática, consiste em criações que remetem à MATERNIDADE. Através de grande paixão em criar expressões faciais com gestos e atitudes em minhas personagens, idealizei mães e crianças num convívio divertido, onde há sempre uma troca de olhares, sentimentos, emoções e carinho. No geral para os meus trabalhos, faço uso de minha técnica mista, onde utilizo diversos elementos tais como, gesso em pó, papel reciclado; dentre outros.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España