Descripción de la Exposición
A Mendes Wood DM tem o prazer de apresentar No fio, mostra individual do artista sul-africano Haroon Gunn-Salie. A exposição reúne uma série de obras que traçam paralelos entre os países localizados no Hemisfério Sul.
Os trabalhos reapropriam-se de memoriais e de monumentos silenciosos, sapatos pendurados em fios elétricos e de telefones, muitas vezes ignorados nas periferias de nossas cidades e nas margens de nossas sociedades.
A obra - que cruza o espaço expositivo pelo alto - é composta de uma série de pares de sapato, amarrados uns aos outros por seus cadarços e forjados em bronze. Os pares de sapato foram retirados, roubados de fios de telefones em diferentes locais da Favela da Serra, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Esta instalação é apresentada com fotografias e com um curta-metragem que documentam a intervenção em três lugares, o curta da mostra foi filmado na Fazendinha, no Canão e na Curva do Tênis – Favela da Serra, com a população local de cada comunidade, o filme termina com o último sapato, uma escultura de bronze sendo pendurada em um fio na periferia de São Paulo.
Haroon Gunn-Salie (1989, Cidade do Cabo) é bacharel em Escultura pela Michaelis School of Fine Art, University of Cape Town, África do Sul. Sua prática artística é baseada na colaboração, no diálogo e na troca com indivíduos ou comunidades, buscando traduzir suas narrativas em intervenções artísticas e instalações. Suas principais mostras incluem: “Agrioce”, Vídeobrasil, São Paulo (2016); “Fazendo África: um continente de Design Contemporâneo”, Guggenheim Museum Bilbao, Bilbao (2015); “O que resta é Amanhã”, Pavilhão Sul-Africano em La Biennale di Venezia, Veneza (2015); New Church Museum, Cidade do Cabo, África do Sul (2014); “Haroon Gunn-Salie”, Goodman Gallery, Joanesburgo (2014).
Créditos:
Realização: Haroon Gunn-Salie em parceria com Aline X
Elenco: Antônio Lucas, Euler Lopes, Gilson Cardoso, Vanderlei Amorim
Som: Gustavo Fioravante, Frederico França
Câmera: Bernard Machado, Erick Ricco, Marco de Silva
Edição: Cecilia Lucchesi
Produção local: Reinaldo Santana
Edição de fotografia: Ashley Walters
Fundição em bronze: Fundiart
Produção: 88 Produções Artísticas e Audiovisuais, Galeria Mendes Wood DM, Goodman Gallery
Filmado na Fazendinha, no Canão e na Curva do Tênis – Aglomerado da Serra Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil – Março de 2016.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España