Descripción de la Exposición
Nick Mauss (Nova Iorque, 1980) é uma das vozes mais influentes no contexto da nova geração de artistas contemporâneos. A sua diversificada prática artística – que integra pintura, desenho, escultura e performance –, desenvolvida frequentemente em colaboração com outros artistas visuais, bailarinos e músicos, é definida pelo interesse pelas ideias de fragmentação e dramaturgia. A unificar as várias facetas do seu trabalho está o desenho enquanto processo subjacente, que permite ao artista "trabalhar em formatos que escapam a categorizações.”
Mauss constrói o seu trabalho tanto através de objetos e formas quanto de corpos e linhas.
A sua exposição, concebida em resposta ao contexto singular da Casa de Serralves, combinará pintura, dança e performance. O artista irá encarar a arquitetura única do espaço como cenografia ou palco, e o espectador como participante ativo na narrativa expositiva.
Nick Mauss vive e trabalha em Berlim e Nova Iorque. O seu trabalho integra as seguintes coleções: Museum of Modern Art, Nova Iorque; Whitney Museum of American Art, Nova Iorque; Museum of Contemporary Art, Los Angeles; Walker Art Center, Minneapolis, Princeton Art Museum, Princeton; FRAC Champagne-Ardenne, Reims. O artista foi recentemente convidado pelo Nouveau Musée National de Monaco para reinterpretar o trabalho de Leon Bakst, o famoso cenógrafo dos Ballets Russes, abrangendo os aspetos visuais e sensoriais do design de exposições enquanto forma de arte.
A exposição, organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, é comissariada por João Ribas, Curador Sénior do Museu e Diretor Adjunto.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España