Descripción de la Exposición
Revelando o lado mais íntimo da coleção Gulbenkian, esta exposição explora as histórias cruzadas e entrelaçadas da vida de Nevarte Essayan com a coleção reunida pelo seu marido, Calouste Gulbenkian.
A história de uma coleção reflete, como um espelho, as vidas entrelaçadas de artistas, colecionadores e negociantes. Esta exposição transcende as dimensões mais visíveis e revela outra figura: Nevarte Adèle Essayan Gulbenkian. Casada com Calouste Gulbenkian, ficou conhecida como «a mulher mais rica do mundo» e, em círculos privados, como a «alma da festa». Esta caracterização é superficial e levanta duas questões: quem foi Nevarte e que histórias partilha com a Coleção?
Ao relacionar objetos que, tendo sido adquiridos pelo Colecionador, integraram maioritariamente os aposentos de Nevarte nas casas onde viveu em Londres e Paris – após sair de Constantinopla (Istambul), onde nasceu em 1875 – destaca-se a sua identidade e percurso. Mulher arménia, instruída, cosmopolita, extrovertida, pouco convencional e entusiasta da vida, estabeleceu ligações sociais, familiares e afetivas que se estenderam do Médio Oriente a Lisboa.
Nevarte foi a única pessoa a acompanhar o marido e a criação da Coleção ao longo de 60 anos. Quando faleceu, em 1952, Calouste Gulbenkian cortou todas as rosas vermelhas do seu jardim na Normandia para cobrir o corpo na igreja arménia de Paris. O gesto foi profundamente simbólico. As rosas, a flor predileta do Colecionador, representavam a sua «nova rosa», o significado do nome Nevarte em arménio: նոր վարդ.
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España