Descripción de la Exposición
Neo NEO: a tela na qual a imagem da obra é concebida é primeiramente uma tela virtual, branca, visível no monitor de um computador.
Posteriormente tornará-se a tela de algodão impressa com pigmento mineral e esticada sobre chassis – assim como no caso de uma pintura convencional.
Esse procedimento é análogo à simulação da página em branco, usada para se escrever textos em programas como Word, um procedimento que é praticamente universal: a página de papel em branco não é mais inserida na máquina de escrever, para ser preenchida com o pressionamento das teclas que correspondem às letras, e que serão impressas através de movimentos mecânicos: trata-se agora também de uma simulação, uma vez que as teclas pressionadas emitem os comandos eletronicamente; a impressão sobre papel ocorre posteriormente.
Os dois procedimentos são equivalentes, já que em ambos a execução virtual é anterior ao que posteriormente será físico e palpável.
O ato de criação da imagem (pintar) é uma ato manual, o que contradiz a ideia comumente entendida como “arte digital”: assim como o texto digitado (e não datilografado) é transmitido eletronicamente, o resultado não é visto como “texto digital”, dado que se tornou um procedimento universal.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España