Descripción de la Exposición
Para abrir sua programação de 2019, a Galeria Leme/AD tem o prazer de anunciar “Necrobrasiliana”, a primeira exposição individual do artista maranhense Thiago Martins de Melo em seu espaço. O mais recente integrante do time de artistas da galeria apresenta uma série inédita de trabalhos, cuja temática aborda conceitos relacionados a morte, através da ideia de Necropolítica[1], para tratar de legados históricos do Brasil.
A partir do cruzamento anacrônico de narrativas sobre resistências e decadências, simbologias e personagens, espiritualidade e sincretismos, Thiago Martins de Melo utiliza os artifícios tradicionais da pintura para falar de questões relacionadas ao Estado de Exceção no Brasil. Na obra “Necrobrasiliana” (2019), o artista reúne grandes telas para representar um conjunto de circunstâncias que o assombram. Sobre fundo metalizado e ladeadas por dois pilares com cabeças de índios decepadas, além da figura imponente de Carlos Marighella[2], encontram-se camadas de imagens sobre momentos circunstanciais ligados ao extermínio e problemáticas enfrentadas pelas minorias.
Já em “Caminho da Anta” (2019), por exemplo, o artista remonta a constelação homônima (como foi batizada a Via Láctea pela tradição indígena, inclusive os Tupinambas da região do Maranhão) numa grande instalação composta por um conjunto de pequenas obras. Cada uma delas resgata uma imagem arquetípica incrustada no consciente coletivo do povo brasileiro, como fotografias icônicas ou figuras emblemáticas.
Em sua maioria, sejam esculturas, instalações, vídeos ou pinturas, as obras de Thiago Martins de Melo causam impacto, não apenas pelas grandes dimensões e temas retratados, mas essencialmente pela exuberância formal. Em suas pinturas, camadas e camadas de processo são sobrepostas e combinadas com outros tipos de materiais anexados, que extrapolam a bidimensionalidade da tela. Grandes quantidades de tinta de cores fortes tensionam narrativas alegóricas para tratar de temas intrínsecos às condições impostas pelo colonialismo no Brasil.
Actualidad, 09 abr de 2019
#loquehayquever en Brasil: SP-Arte y Condo São Paulo dejan exposiciones imprescindibles
Por Paula Alonso Poza
Aunque SP-Arte ya ha finalizado, el programa paralelo que se ha inaugurado más allá de la feria continúa vigente. Hay muestras en MASP, MAC USP, SESC, o la Pinacoteca de ...
Exposición. 18 feb de 2025 - 15 jun de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España