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Nakoada: estratégias para a arte moderna

Exposición / Museu de Arte Moderna (MAM) - Rio de Janeiro / Av Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo / Rio de Janeiro, Brasil
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Cuándo:
09 jul de 2022 - 27 nov de 2022

Inauguración:
09 jul de 2022

Comisariada por:
Beatriz Lemos, Denilson Baniwa

Organizada por:
Museu de Arte Moderna (MAM) - Rio de Janeiro

Artistas participantes:
Alberto da Veiga Guignard, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Cándido Portinari, Cinthia Marcelle, Djanira da Motta e Silva, Emiliano Di Cavalcanti, Ismael Nery, Jaider Esbell, José Pancetti, MAHKU , Novíssimo Edgar , Oswaldo Goeldi, Tarsila do Amaral, Zahy Guajajara

ENLACES OFICIALES
Web 

       


Descripción de la Exposición

“Nakoada” é uma estratégia de guerra do povo Baniwa da região do Alto Rio Negro para elaborar novas possibilidades de permanência no mundo. O conceito orienta a curadoria da exposição e resume a tática de mergulhar na compreensão de aspectos de outra cultura para a garantia da própria sobrevivência. Se originalmente esta prática era usada pelos Baniwa para lidar com outros povos originários, hoje é repensada para a relação com culturas não-indígenas. “Nakoada é um gesto de retorno. Seria o momento em que as pessoas que foram alvos de ações externas entendem o poder opressor do outro e agora procuram uma possibilidade de retornar à sua própria autonomia”, explica Denilson Baniwa, um dos mais proeminentes artistas da arte indígena contemporânea. Beatriz Lemos, curadora adjunta do MAM Rio, explica que nakoada não é um tema para a exposição, e sim uma forma de agir: “É uma maneira de pensar que se afasta da lógica ocidental imperialista, que incorpora e instrumentaliza as referências dos outros povos. A ideia é entender o modernismo ainda como um marco e estudá-lo, para pensar o que vem pela frente, como podemos imaginar os próximos 100 anos”. De acordo com a curadoria, mais do que propor uma revisão crítica do modernismo — o que já vem sendo feito de maneira elaborada, inclusive por artistas indígenas — a exposição pretende mostrar pontos de partida alternativos para refletir sobre o que poderia ser uma produção artística que se engaja com alguns dos ideais modernos, mas escapa de suas armadilhas. Na exposição, a silhueta de uma cobra serpenteia por todo o Salão Monumental do MAM Rio. A expografia toma a forma de uma serpente cósmica que não tem começo nem fim. Essa simbologia é recorrente na cosmovisão baniwa e em diversas culturas ocidentais e orientais, do norte e do sul. Ela digere a nossa história e carrega, dentro de seu bojo, esse tempo expandido desde antes da colonização. OBRAS E ARTISTAS A exposição conta com trabalhos de quatro artistas contemporâneos convidados a criar especialmente para a ocasião: Cinthia Marcelle, Mahku, Novíssimo Edgar e Zahy Guajajara. Obras fundamentais de expoentes do modernismo brasileiro, como Alberto Guignard, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Candido Portinari, Djanira, Di Cavalcanti, Ismael Nery, José Pancetti, Oswaldo Goeldi e Tarsila do Amaral, entre outros, também estão presentes. Completam a mostra uma pintura do artista Jaider Esbell, cerâmicas do acervo do Museu do Índio – potes e vasos dos povos Karajá, Marubo, Maku, Terena e Ticuna, bonecas Karajá e um conjunto de placas com grafemas Baniwa.


Entrada actualizada el el 04 jul de 2022

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