Descripción de la Exposición
A Galeria Leme/AD tem o prazer de anunciar a primeira exposição em parceria com a soteropolitana Paulo Darzé Galeria: “Nádia Taquary e Ayrson Heráclito”. A mostra apresenta um conjunto de trabalhos que se referem às poéticas afro-brasileiras, trazendo vínculos próximos às religiosidades, insurgências e disputas negras no Brasil.
A obra de Nádia Taquary traz indagações relacionadas aos saberes e fazeres das tradições de joalharias crioulas. Em seus trabalhos, emprega o uso da madeira - seja de demolição ou de origem certificada - além de ouro, prata, contas, búzios, palhas e outros objetos representativos da história da população negra no Brasil, como os “Balangandãs”, eixo conceitual fundamental de sua pesquisa. Esses objetos, que com o tempo foram esvaziados de seus significados, representavam a liberdade para muitas mulheres negras escravizadas, e hoje são revisitados e potencializados pela artista, compondo um conjunto afirmativo escultórico para a continuação das lutas raciais contemporâneas.
Assim como Taquary, Heráclito desenvolve uma investigação que tensiona as relações entre Bahia e África. Para tanto, o artista emprega materiais orgânicos - como o dendê, o açúcar e o charque – emblematizando signos culturais relacionados ao passado colonial e ao escravismo. Na série “Sacudimentos” (2015), Heráclito exorciza, através de rituais de cura, dois importantes monumentos arquitetônicos associados ao tráfico de escravos. A mostra também apresenta a instalação “Segredos Internos” (2010), onde o artista utiliza um barco partido ao meio para fazer uma crítica ao sistema econômico e social da época colonial, com suas estruturas desequilibradas e estratificação social. Já na série “Desenhos da Liberdade” (2019), Heráclito executa intervenções em nanquim sobre cartas de alforria.
Actualidad, 25 jun de 2019
#loquehayquever en Brasil: triunfan las propuestas de arte tecnológico y digital
Por Paula Alonso Poza
Hemos seleccionado una quincena de muestras en museos y galerías de todo Brasil. El MIS, el MASP y Lume, entre otros, apuestan por arte de los nuevos medios, creación digital y ...
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España