Descripción de la Exposición
A Fortes D’Aloia & Gabriel inaugura em 15 de Maio seu escritório em Lisboa com a exposição Mundo Vasto Mundo, que reúne obras de uma seleção de artistas representados. O escritório é localizado em um charmoso prédio pombalino no coração do Chiado, no mesmo endereço onde funcionava o Consulado Geral do Brasil em Portugal. Maria Ana Pimenta, portuguesa que trabalhou na Galeria por seis anos em São Paulo, retorna à Lisboa como diretora internacional e responsável pelo escritório. A iniciativa é um movimento orgânico, favorecido pelo excelente momento em que vive a cidade.
A Fortes D’Aloia & Gabriel é uma galeria sediada no Brasil que sempre teve uma atuação internacional. Esta nova base operacional contribui para ampliar a presença internacional dos artistas – seja em exposições institucionais, galerias parceiras ou coleções particulares. É também um gesto de maior proximidade a artistas, curadores, colecionadores e colegas europeus.
Mundo Vasto Mundo é a exposição temporária que celebra a inauguração do escritório ocupando espaços anexos a ele. A exposição inaugura paralelamente à ARCO Lisboa. O título convoca a estreita relação entre a poesia modernista brasileira com o movimento surrealista português: o verso, extraído do inaugural Poema de sete faces (1930) do brasileiro Carlos Drummond de Andrade, é integrado em Notícia, do poeta e pintor português Mário Cesariny em seu livro Pena Capital (1957). Ambos se correspondiam regularmente.
Esse diálogo, contínuo e universalista, é o mote da mostra com obras de Armando Andrade Tudela, Los Carpinteros, Rodrigo Cass, Leda Catunda, Iran do Espírito Santo, Simon Evans™, Tamar Guimarães & Kasper Akhøj, Marine Hugonnier, Jac Leirner, Robert Mapplethorpe, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, Rodrigo Matheus, Ernesto Neto, Damián Ortega, Sara Ramo, Mauro Restiffe, Marina Rheingantz, Julião Sarmento, Valeska Soares, Adriana Varejão e Erika Verzutti.
Actualidad, 31 may de 2018
#loquehayquever en Portugal: arte subversivo en el Serralves
Por Paula Alonso Poza
João Ribas, director del Serralves, está al frente de una muestra que reúne obras de más de medio centenar de artistas e introduce en el museo el desafío más irreverente y reivindicativo. ...
Exposición. 12 nov de 2024 - 09 feb de 2025 / Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España